fbpx

9 Dicas práticas para iniciar na Advocacia Criminal

Tenho recebido muitas dúvidas sobre a prática criminal. Por esse motivo, tenho me dedicado a auxiliar vocês trazendo esses temas aqui no Blog. Como iniciar na prática penal? Quais são as principais dicas para o início na Advocacia Criminal? Essas são dúvidas que assombram muitos alunos e alunas aprovados no Exame de Ordem e que, ao decidir exercer a Advocacia criminal, se acham completamente perdidos nesse início da carreira.

Eu sou a Cris e, há algum tempo, me dedico a ser mentora de advogados e advogadas a atuarem na prática criminal. Quando desenvolvi esse curso de prática, pensei em como poderia auxiliar aqueles advogados iniciantes que desejavam começar na área criminal, mas não tinha ideia de como dar esse primeiro passo.

Hoje, quero trazer 9 dicas prática e diretas ao ponto para você que deseja iniciar sua atuação na Advocacia Criminal.

Assista o vídeo, depois, continue a leitura.

Comunidade Criminalistas de Elite – (CLIQUE AQUITenha acesso aos Cursos de Prática na Advocacia Criminal, Curso Completo de Direito Penal, Curso de Leis Penais Especiais, Curso de Marketing Jurídico, Prática na Jurisprudência Criminal, além de acessar todas as aulas ao vivo, podcasts e integrar um grupo de whatsapp com interação entre advogados de todo o Brasil.

Sempre gosto de ressaltar que, o surgimento dessas dúvidas e inseguranças são extremamente comuns entre os Advogados iniciantes na prática criminal, ainda mais levando em consideração que, infelizmente, durante o curso de Direito, não é ensinado como advogar na prática.

Mesmo que você já tenha participado do núcleo de prática jurídica da faculdade, é supernatural se sentir inseguro para advogar aqui fora. Mesmo porque, o núcleo de prática da faculdade pode até de ajudar a construir uma visão ampla da advocacia, porém, muito superficial. Na realidade, o dia a dia de um advogado criminalista é bem diferente daquilo que você aprendeu na faculdade!

O Curso de Prática na Advocacia Criminal nasceu exatamente desse meu desejo de oferecer aos advogados iniciantes o passo a passo de como atuar na prática criminal, mas também auxiliar os advogados criminalistas já atuantes que querem se atualizar e os estudantes de direito em períodos finais da faculdade que pretendam advogar na área criminal.

Antes de mais nada, se você deseja iniciar uma carreira bem-sucedida na Advocacia Criminal, você precisa de muita dedicação, esforço e disciplina! Verdade seja dita: você não vai alcançar o sucesso em um passe de mágica, porque não é assim que funciona.

O primeiro passo é prezar, primordialmente, pela sua qualificação! É fundamental que você esteja sempre se atualizando, se especializando naquele nicho que escolheu atuar, não somente no início da carreira.

No Curso de Prática na Advocacia Criminal, por exemplo, te ensino desde o contato com o cliente; como se portar em uma audiência criminal; como atuar em sede policial; como identificar a peça mais apropriada na defesa do seu cliente; até as atuações mais complexas como sustentação oral. Fazer o curso de prática é um primeiro passo para alavancar sua carreira.

Mas vamos às 9 dicas práticas e diretas para você que quer iniciar na Advocacia Criminal.

1 – Trace metas! Antes de iniciar efetivamente na advocacia criminal, crie metas e trace seus objetivos de forma bem delimitada. Advogados que criam metas, tem mais possibilidades de alcançar o sucesso na advocacia.

2 – Especialize-se! A melhor forma de ter uma carreira sólida na advocacia criminal é sendo melhor que os concorrentes, tanto intelectualmente, quanto emocionalmente. Portanto, se especialize na sua área de atuação! Leia o máximo possível de manuais, cursos e tratados de Direito Penal e Processual Penal. Estude para ter uma visão geral de todos os assuntos dessas disciplinas. E faça um curso de prática, pois essa escolha te trará um diferencial sem tamanho!

3 – Aplique na prática da advocacia criminal tudo que você aprender no curso. De nada adianta estudar tanto e não praticar. Faça valer todo o investimento que você está fazendo na sua qualificação!

4 – Mantenha o ritmo de estudo! Mesmo ao final de um curso de Especialização ou Prática Penal, crie um hábito diário de ler determinada quantidade de páginas ou artigos, definindo-o como sua prioridade. Além disso, se atualize todos os dias, lendo notícias, decisões, projetos de leis, tudo que envolva as ciências criminais.

5 – Participe de todos os eventos relacionados a área criminal, como palestras, congressos, seminários, cursos de atualização/extensão, comissão da OAB, instituições, associações e demais entidades relacionadas ao estudo da sua área de atuação, a advocacia criminal. Se conectar com profissionais ou grupos que têm o mesmo interesse que você pode ser bastante produtivo para o início da sua carreira na advocacia criminal. No Curso de Prática na Advocacia Criminal, por exemplo, temos um grupo de whatsapp exclusivo para os alunos, com interação entre advogados de todo o país, que trazem suas dúvidas e vivências da advocacia criminal, e posso dizer que é uma troca muito bacana e enriquecedora!

6 – Faça marketing de conteúdo! É uma ferramenta necessária para começar na advocacia impressionando de forma positiva seus futuros clientes.

7 – Faça parcerias com advogados mais experientes que você. No início, as parcerias podem ser bastante produtivas e vantajosas. A troca de experiências nessa parceria vão enriquecer sua atuação de uma forma bastante positiva. Aliás, as parcerias são uma ótima forma de captar clientes!

8 – Preste um atendimento de qualidade. Não esqueça que um cliente satisfeito é sinônimo de boas indicações e fidelização! De mais a mais, um atendimento de qualidade contribui para a construção de uma boa imagem e de uma boa reputação profissional.

9 – Cobre, no mínimo, os valores da tabela de honorários da OAB. Quando se assume um processo criminal, assim como em qualquer área, é necessário que se faça um contrato de honorários bem-feito, com muita clareza, não deixando margem para dúvidas futuras.

Em suma, é possível ter uma carreira na Advocacia Criminal de muito sucesso, tomando por base algumas dicas importantes que abordamos aqui, sem esgotar o assunto que é extenso e complexo. Bom, esperamos ter contribuído com você que está pensando em iniciar na Advocacia Criminal.

No Curso de Prática na Advocacia Criminal te dou o passo-a-passo necessário para iniciar na Advocacia Criminal, desde a escolha do nicho e contato com o cliente até a atuação recursal e oral. Além de modelos de peças editáveis, material de apoio, ambiente de dúvidas, grupo de whatsapp para interação entre os alunos e alunas do curso e muito mais! (CLIQUE AQUI)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesso a 5 cursos

Aulas, podcasts, artigos, grupo de whatsapp entre

advogados

Faça parte da 

COMUNIDADE CRIMINALISTAS DE ELITE

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

&

Receba Atualização Diária