fbpx

Advocacia Criminal e Prática Penal: Livros e Cursos de prática na advocacia criminal para se preparar

Quais livros devo ler para iniciar na advocacia criminal? Qual o melhor livro de Direito Penal? Qual curso devo fazer para me preparar para a prática penal, para iniciar na Advocacia Criminal? Essas são perguntas muito recorrentes que instigam muitos alunos e alunas aprovados na segunda fase em direito penal do Exame de Ordem e que, ao decidir exercer a Advocacia Criminal, sentem-se perdidos nesse início da carreira. E é uma preocupação também daqueles que já estão inseridos no mercado e estão buscando a sua qualificação.

Eu sou a Cris Dupret, advogada criminalista consultora, principalmente na área de Execução Penal, mentora de advogados, presidente do IDPB e há muitos anos venho me dedicando a preparar meus alunos para a atuação na advocacia criminal, justamente por perceber a necessidade desse suporte aos iniciantes na carreira.

Hoje, quero mostrar a você quais livros de direito penal e processo penal você deve escolher na sua preparação para a atuação na Advocacia Criminal e a importância de fazer um bom curso de prática na advocacia criminal para alavancar a sua carreira profissional!

Continue a leitura após assistir o vídeo:

No Curso de Prática na Advocacia Criminal te dou o passo-a-passo necessário para iniciar na Advocacia Criminal, desde a escolha do nicho e contato com o cliente até a atuação recursal e oral. Além de modelos de peças editáveis, material de apoio, ambiente de dúvidas, grupo de whatsapp para interação entre os alunos e alunas do curso e muito mais! (CLIQUE AQUI)
Para adquirir os livros mencionados, CLIQUE AQUI

É certo que entre essa vontade de advogar na área criminal e a capacidade de atuar com qualidade, há uma grande distância que deve ser encurtada com muito estudo, leitura, especialização, enfim, toda a preparação que essa profissão nos exige.

Fato é que, com muita dedicação, vamos melhorando na Advocacia Criminal ao longo do tempo. Por isso, você deve prezar, primordialmente, pela sua qualificação! É essencial que você esteja sempre se atualizando, se especializando no nicho que escolheu atuar, não somente no início da carreira.  E logicamente que nessa qualificação, devem estar incluídos os melhores livros de Direito Penal e Processo Penal, assim como o melhor vade-mécum penal para estudo e consulta.

E, atendendo a muitos pedidos, venho trazer hoje algumas indicações de livros que eu acredito que você, advogado criminalista iniciante ou já militante há algum tempo, não deve deixar de ler. Além disso, vamos falar sobre a importância de fazer um bom curso de prática na Advocacia Criminal para que você potencialize a sua atuação na prática penal.

Lembrando que essa lista de livros não é exaustiva e é claro que existem ótimos livros no mercado super recomendados, contudo, quero fazer uma lista que seja possível que você compre e leia em um tempo razoável, especialmente durante a sua preparação para iniciar sua carreira na Advocacia Criminal, dar os primeiros passos na advocacia criminal.

Quais livros devo ler para iniciar na advocacia criminal?

Segue a lista com o link, caso queira adquirir, e um breve resumo da obra.

Vade Mecum Penal e Livros sobre temas de destaque na advocacia criminal

Vade Mecum Penal de Cristiane Dupret e Ana Cristina Mendonça: É sempre importante ter um Vade Mecum atualizado para a sua prática penal. Esta obra é organizada para o Exame de Ordem e possui tudo que é importante para quem advoga na área criminal.

Teses de Direitos Fundamentais na Prática da Advocacia Criminal de Ulisses Pessôa e Cristiane Dupret: O presente livro tem por objetivo trazer as questões sensíveis quanto aos Direitos Fundamentais no decorrer da prática da advocacia criminal. Constantemente, os Direitos Fundamentais dos acusados são solapados e, muitas vezes, os advogados buscam teses para justificar as anomalias e arbitrariedades proporcionadas pela atuação estatal. Com efeito, a busca por uma reflexão mais aprofundada diante das mazelas decorrentes do Estado se faz premente na defesa das garantias constitucionais e dos Direitos Fundamentais. Por esse motivo, os Professores Ulisses Pessôa e Cristiane Dupret resolveram organizar um livro com esta temática buscando auxiliar os milhares de advogados e advogadas criminalistas na luta incansável da proteção dos Direitos Fundamentais dos seus pacientes. 

A teoria do domínio da organização e a sua aplicação junto à administração pública: possibilidades e discussões acerca do seu real alcance de Ulisses Pessôa: Possibilidade de aplicação ou incoerência na interpretação da Teoria do Domínio da Organização junto à Administração pública? Faz-se necessário vislumbrar o hoje, o atual e perceber que é necessário um novo olhar e novas perspectivas, dentro de uma crítica construtiva. Faz-se necessário dar uma oportunidade para o Direito Penal repensar um novo Direito Penal. Muitas são as formas de se pensar acerca da sociedade brasileira. Faz-se razoável tentar depreender a teoria do Domínio da Organização dentro de um ordenamento com idiossincrasias próprias. Não se quer impor absolutamente um conceito ou uma forma única de compreensão, mas, o que se quer, é criticar, através do Direito, o atual direcionamento e aplicação do Direito Penal. 

Livros de Prática Penal

Direito Penal – Prática para a 1ª e 2ª fases da OAB de Cristiane Dupret e Ana Cristina Mendonça: Esta obra foi carinhosamente elaborada para auxiliar o desenvolvimento do raciocínio jurídico, capacitando o bacharel em Direito para a prova de ingresso aos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Contudo, também auxilia, da mesma forma, os advogados criminalistas iniciantes por possuir uma compilação tanto teórica quanto prática do Direito Material e Processual Penal, questões práticas e modelos de peças processuais.

Portanto, é uma ferramenta imprescindível e coadjuvante aos estudos, não só para quem objetiva o credenciamento à advocacia, como também para a formação prática para a militância penal.

Livros de Direito Penal

A partir de 2016, o Curso de Direito Penal, do autor Rogério Greco, foi totalmente reformulado, agora sendo composto por três volumes, proporcionando maior acesso ao conteúdo sem perder a qualidade já reconhecida.

Os volumes estão divididos da seguinte forma: Curso de Direito Penal – Volume 1 – Parte Geral – Artigos 1º a 120 do Código Penal; Curso de Direito Penal – Volume 2 – Parte Especial – Artigos 121 a 212 do Código Penal e Curso de Direito Penal – Volume 3 – Parte Especial – Artigos 213 a 361 do Código Penal.

Considero uma excelente obra, super didática para estudantes de Direito ou para os advogados criminalistas iniciantes.

Segue links abaixo:

Curso de Direito Penal – Parte Geral. Vol. I

Curso de Direito Penal – Parte Especial. Vol. II

Curso de Direito Penal – Parte Especial. Vol. III

Livros de Direito Processual Penal

Direito Processual Penal de Aury Lopes Jr.: Essa obra possui uma linguagem descomplicada, objetividade, sem perder a profundidade de conteúdo que é responsável pelo sucesso da obra. De temas iniciais, como os conceitos de pena e processo penal, a assuntos avançados, como ações de impugnação, o Curso de Direito Processual Penal de Aury Lopes Jr., em volume único, é completo e atual também em termos de jurisprudência, com julgados atuais que são abordados de maneira didática; tudo em prol de uma experiência de aprendizagem e de compreensão diferenciadas.

Guia do Processo Penal conforme a teoria dos jogos de Alexandre Morais da Rosa: Essa é uma obra construída para ser utilizada. Não se trata de um manual destinado a enfeitar prateleiras. Portanto, perfeita sugestão para os advogados criminalistas não só iniciantes, mas também aqueles que já estão na militância.

Manual de Processo Penal de Renato Brasileiro de Lima: Também é uma obra completa sobre Direito Processual Penal. Trazendo precedentes dos tribunais superiores, súmulas, tabelas comparativas de alterações legais, casos práticos da Corte Interamericana de Direitos Humanos, enfim, vale muito a pena ler.

Curso de prática na Advocacia Criminal

Como eu sempre oriento os meus alunos e alunas que estão iniciando a sua carreira na Advocacia Criminal, um bom curso de prática penal deve te trazer noções essenciais para sua atuação na advocacia criminal, noções que você não aprendeu na faculdade e não aprenderá somente nos livros. Por isso a importância de também fazer um curso de prática na Advocacia Criminal.

No curso de prática penal do IDPB, você aprenderá aspectos práticos importantes para a sua atuação na Advocacia Criminal:

  • Como fazer contato com o cliente?
  • Como se portar em uma audiência criminal?
  • Como atuar em sede policial?
  • Como identificar a peça mais apropriada na defesa do seu cliente?

Particularmente, no início da minha carreira na Advocacia Criminal, eu possuía essas e muitas outras perguntas sobre a atuação na prática penal e, muitas delas, tive que aprender cometendo erros, o que não é mais necessário hoje, podendo contar com o suporte de um curso que te leve na mão aos seus primeiros passos na advocacia criminal, como é o Curso de Prática do IDPB.

Além disso, quando idealizei o curso de prática na Advocacia Criminal, pensei também nos demais aspectos que envolvem a prática penal: os modelos e roteiros de peças processuais penais, o material de apoio, o networking através do grupo de whatsapp com advogados criminalistas de todo o Brasil, o ambiente de dúvidas diretamente comigo e muito mais!

O curso de prática na advocacia criminal é constantemente enriquecido com atualizações, jurisprudência, envio de notificações aos alunos e ainda possui certificado emitido pelo Instituto de Direito Penal Brasileiro, conferindo grande valor pedagógico e profissional ao certificado, que ainda contém todo o conteúdo programático do curso em seu verso.

O curso de Prática na Advocacia Criminal é 100% on-line, composto por 15 módulos, mais de 160 aulas, mais de 60 horas de aula e objetiva passar toda a experiência na Prática da Advocacia Criminal, além de possibilitar a atualização de profissionais da área.

Gosto de frisar sempre que, fazer um curso de prática penal não é a única solução para você desenvolver a sua atuação e ganhar segurança de advogar na prática penal, mas ele pode ser um grande primeiro passo nesse processo.

Veja o depoimento do aluno Lucas Sagati que está em uma das turmas e já percebeu a diferença que os aprendizados conquistados no curso de prática estão fazendo em sua carreira.

Em suma, essas são as dicas que tenho certeza que te darão uma boa base para o início da sua carreira. A advocacia criminal é uma área de atuação apaixonante e fantástica! Só depende de você fazer com que a sua carreira decole para o sucesso!

Se curtiu esse conteúdo, comente abaixo e dê sugestões de temas que gostariam de ver nos próximos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AULAS E MODELOS

Da contratação e captação de clientes

à sustentação oral

CONHEÇA O CURSO

PRÁTICA NA ADVOCACIA CRIMINAL

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

&

Receba Atualização Diária