fbpx

Advocacia Criminal Preventiva: O que é?

Você conhece a Advocacia Criminal Preventiva? Sempre destaco aqui a importância de se especializar dentro da Advocacia. Se você decidiu iniciar na Advocacia Criminal e já se especializou, agora você precisa pensar em atuar em um determinado nicho da Advocacia Criminal.

Eu sou a Cris Dupret, advogada criminalista e mentora de centenas de advogados iniciantes na Advocacia Criminal. No Curso de Prática na Advocacia Criminal tenho um módulo onde abordo a importância de escolher um nicho específico para se obter sucesso na sua advocacia.

Hoje, quero trazer alguns pontos sobre esse nicho que pode ser bastante interessante para sua atuação na prática criminal.

Curso de Prática na Advocacia Criminal (CLIQUE AQUI) – Desde a contratação até a Sustentação Oral, com aulas em vídeo, dúvidas diretamente com Cristiane Dupret e Banco de Peças Editáveis.
ATENÇÃO: Clique Aquiassocie-se ao IDPB, tenha acesso imediato a 4 cursos completos e entre em um grupo do whatsapp com interação entre advogados de todo o Brasil.

A importância de escolher um nicho dentro da Advocacia Criminal

Lembre-se que antes de escolher um determinado nicho para atuar na Advocacia Criminal, você realmente precisa se preparar de maneira específica para esse tipo de advocacia. Não se trata apenas de fazer uma pós-graduação ou de estudar apenas conteúdos teóricos. Você precisa saber o que fazer e como fazer diante das inúmeras possibilidades de atuação dentro da Advocacia Criminal.

Como sempre alerto aqui, é notório que o número de advogados hoje no país impressiona: quase 1 milhão e duzentos mil, segundo o Conselho Federal da OAB. Com isso, é óbvio que a concorrência na advocacia é grande! Porém, mesmo diante deste cenário, há milhares de advogados criminalistas extremamente bem-sucedidos.

Claro que existe todo um caminho estratégico para alcançar esse resultado. E são caminhos possíveis: escolher um nicho interessante, posicionar-se como autoridade, fazer uso do marketing jurídico, saber como alcançar o cliente, como atendê-lo, como mostrar o valor dos seus honorários e muito mais.

A ideia de definir um nicho de atuação dentro da advocacia criminal gera a possibilidade maior de identificação das medidas para prospecção de clientes, pois, sabendo em qual nicho você atua, sabe-se quem é o potencial cliente. Essa pode ser uma boa estratégia para alavancar sua carreira na prática penal.

É certo que, na Advocacia Criminal, você poderá ter acesso à muitas oportunidades, a depender do nicho escolhido.

Hoje, quero trazer aqui um nicho interessante que é Advocacia Criminal Preventiva, que pode ser uma possibilidade para você que ainda não decidiu em qual nicho atuar ou, até mesmo para você, que já é advogado criminalista e ainda atua como generalista!

O que é Advocacia Criminal Preventiva

Vale iniciar destacando que, a atuação preventiva na advocacia criminal e consultoria em Direito Penal está, cada vez mais, em alta no mercado jurídico. Devido a globalização e as transformações que esse avanço ocasionou ao mercado, as empresas começaram a enfrentar algumas dificuldades e, com isso, precisaram encontrar meios de evitar a práticas de crimes empresariais, por exemplo.

Nesse sentido, o principal objetivo da Advocacia Criminal Preventiva é validar a legalidade e legitimidade dos procedimentos utilizados pelas organizações e empresas que desenvolvem atividades complexas, abrangendo também a gestão de crises e a justiça penal consensual.

Assim, o advogado criminalista que atua na Advocacia Criminal Preventiva, passa a adotar uma postura preventiva para inibir investigações criminais desnecessárias e processos criminais que podem ser evitados.

Esse é um nicho promissor, pelo simples fato que, atualmente, nenhum empresário deseja ter sua imagem destruída pelo envolvimento em questões que podem se transformar em processos criminais. Uma suspeita, mínima que seja, em uma investigação criminal, pode gerar múltiplos efeitos negativos para a empresa, desde o impedimento de participar de procedimentos licitatórios, até mesmo o cometimento de crimes, sem prejuízo da pena prevista na legislação.

Assim, a maioria das grandes empresas prefere contratar advogados criminalistas especialistas em Advocacia Criminal Preventiva para evitar prejuízos que podem ser irreversíveis, bem como para minimizar os danos naturais do exercício daquela atividade.

Criminal Compliance

Nesse contexto, vale citar rapidamente o Criminal Compliance, que é o sistema de avaliação contínua dos procedimentos adotados por empresas ou escritórios e tem como objetivo evitar a violação de normas penais.

Desta forma, visa a implementação de regras de conduta internas, de modo que as ações sejam pautadas, principalmente, pela legislação, com uma função, primordialmente, preventiva. É aqui que a inserção da advocacia na atividade do compliance officer entra em destaque.

Afinal, o advogado criminal possui uma importantíssima vantagem para o mercado de compliance: o amplo conhecimento da legislação penal brasileira.

É muito comum que, cada vez mais advogados sejam contratados para assumir tal cargo em grandes empresas ou, ainda, para prestar consultoria e assessoria jurídica nesse sentido.

Portanto, o Advogado Criminal pode atuar nesse nicho orientando a empresa/escritório sobre seu comportamento no mercado em que atua, usando como ferramenta um conjunto de regras éticas e legais, as quais a empresa/escritório deverá seguir com o intuito de prevenir riscos; assim sendo, o conhecimento jurídico-penal é de extrema importância para a aplicação dessas medidas.

No Curso de Prática na Advocacia Criminal tenho um módulo onde abordo a importância de escolher um nicho específico para se obter sucesso na sua advocacia. Um Curso de Prática na Advocacia Criminal pode sanar muitas outras dúvidas: Como fazer contato com o cliente? Como se portar em uma audiência criminal? Como atuar em sede policial? Como identificar a peça mais apropriada na defesa do seu cliente? Com os conhecimentos teóricos, é bem desafiador para o Advogado Criminalista em início de carreira agir com segurança e consequentemente, conquistar mais clientes. Já com a prática na advocacia criminal, fica bem mais fácil.

Bom, não esgotei o assunto aqui, mas espero ter contribuído com você que está pensando em iniciar na Advocacia Criminal e ainda não conhecia esse nicho da Advocacia Criminal Preventiva.

Se curtiu esse conteúdo, comente abaixo e dê sugestões de temas que gostariam de ver nos próximos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acesso a 5 cursos

Aulas, podcasts, artigos, grupo de whatsapp entre

advogados

Faça parte da 

COMUNIDADE CRIMINALISTAS DE ELITE

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

&

Receba Atualização Diária