fbpx
CALCULADORA

Você sabe fazer cálculos da Execução Penal? Muitos advogados iniciantes nesse nicho e até mesmo advogados experientes não sabem fazer cálculos da Execução Penal ou sentem muita dificuldade na sua elaboração. Realmente, esse é um tema bastante desafiador na prática penal.

Se você já atua ou deseja atuar no nicho da Execução Penal, precisa dominar a realização dos cálculos e, por esse motivo, eu, Cris Dupret, vim trazer aqui alguns pontos importantes sobre como calcular a progressão de regime quando há dias remidos e detração.

Aproveito e já te convido para se inscrever gratuitamente na próxima jornada Começando do Zero na Execução Penal. Clique aqui.

Agora, vamos ao nosso tema:

 FILA DE ESPERA DO CURSO DECOLANDO NA EXECUÇÃO PENAL (CLIQUE AQUI) – Entre na Fila de Espera para se inscrever na próxima turma, com 18 módulos, peças editáveis, modelos, grupo no whatsapp com advogados de todo o Brasil e acesso exclusivo ao escritório virtual, com acesso à calculadora da execução penal e ficha de atendimento on-line.
CERTIFICADO E ACESSO DAS I E II MARATONAS SAINDO DO ZERO NA EXECUÇÃO PENAL (CLIQUE AQUI)
Curso de Prática na Advocacia Criminal (CLIQUE AQUI) – Desde a contratação até a Sustentação Oral, com aulas em vídeo, dúvidas diretamente com Cristiane Dupret e Banco de Peças Editáveis.
Teses Defensivas na Prática Penal (CLIQUE AQUI)
ATENÇÃO: Clique Aqui, associe-se ao IDPB, tenha acesso imediato a 4 cursos completos e entre em um grupo do whatsapp com interação entre advogados de todo o Brasil.
Seja atendido pelo whatsapp CLICANDO AQUI
Siga o Perfil da nossa Presidente no Instagram para acompanhar as novidades CLICANDO AQUI

Como calcular detração e remição

Você precisa saber que a jurisprudência contempla duas formas de realização desse cálculo, sendo a forma majoritária mais benéfica ao acusado e a outra forma menos benéfica.

Vou te mostrar as duas formas e repare na diferença.

Forma mais prejudicial:

Passo 1) Converta o total da pena em dias
Passo 2) Diminui o tempo de detração/remição
Passo 3) Multiplica pela fração ou percentual

Exemplo: Pena de 15 anos, 2 meses e 15 dias, crime não hediondo. Data-base: 15/02/2015. 100 dias remidos.

Cálculo: 5550 dias – 100 dias (5450 dias) x 1/6 = 908 dias

Resultado: A progressão se daria em 11/08/2017

Vou te contar um segredo: a ordem dos fatores ALTERA o produto!

Forma mais benéfica:

Como falamos acima, existe outra forma de calcular detração e remição que é mais benéfica ao seu cliente.

Atenção na ordem do cálculo:

Passo 1) Converta o total da pena em dias
Passo 2) Multiplica pela fração ou percentual
Passo 3) Diminui o tempo de detração/remição

Usaremos o mesmo exemplo: Pena de 15 anos, 2 meses e 15 dias, crime não hediondo. Data-base: 15/02/2015. 100 dias remidos

Cálculo: 5550 dias x 1/6 (925 dias) – 100 = 825 dias

Resultado: A progressão se daria em 20/05/2017

Percebam a diferença de meses entre um cálculo e outro. Portanto, essa segunda forma de calcular é a mais benéfica e correta para a defesa!

Então, na forma mais benéfica, primeiramente, você deve encontrar a fração do benefício a partir da pena total transformada em dias. Só depois disso é que você deve abater os dias remidos.

Na prática, a obtenção do benefício pode chegar muito antes do que se você abater os dias remidos antes de encontrar a fração.

Lembrando que data-base é o dia do início ou do reinício da contagem dos prazos durante o cumprimento de uma pena de prisão, como, por exemplo, na progressão de regime.

Calculadora da Execução Penal

Mas você pode estar se perguntando:

Como ela converteu a pena total em dias? Como ela encontrou a fração dos dias encontrados? Como ela chegou nessa data final do exemplo dado?

Inicialmente, importante informar que em 2019, o CNJ removeu definitivamente do seu portal a calculadora oficial para o cálculo do cumprimento da pena e suas progressões.

Contudo, sabendo o quanto é desafiador realizar os cálculos da Execução Penal manualmente, o Instituto Direito Penal Brasileiro desenvolveu uma calculadora virtual para os alunos e alunas do Curso Decolando na Execução Penal, o que facilita muito os cálculos de advogados que militam nessa área.

Claro que é possível realizar de forma manual esses cálculos, porém, você estará totalmente propenso a erros e perderá muito mais tempo na elaboração e conferência desses cálculos feitos a mão.

Com o intuito de agregar valor ao trabalho dos alunos e alunas, na verdade, o IDPB desenvolveu um ambiente digital que chamamos de Escritório Virtual composto pela calculadora da Execução Penal e ficha de atendimentos personalizáveis, o que te oferece tranquilidade na realização de todos os cálculos da Execução Penal e o controle de todas as informações dos seus clientes organizadas em um único lugar virtual, de fácil acesso e com atualizações diárias das notícias e decisões relacionadas ao mundo das ciências criminais.

Isso mesmo! Dentro do seu Escritório Virtual, você recebe atualizações diárias de notícias e decisões importantes, bem como meus conteúdos gratuitos – vídeos e podcasts – de temas super importantes para a sua prática penal.

Se você está decidido(a) a atuar nesse nicho da Advocacia Criminal super promissor, você precisa de um treinamento que te faça sair do zero e decolar na Execução Penal.

E o Curso Decolando na Execução Penal foi idealizado pensando exatamente nessa necessidade para se alcançar um futuro em que você consiga viver com qualidade da sua Advocacia Criminal.

Caso tenha interesse em fazer parte da próxima turma do curso Decolando na Execução Penal, CLIQUE AQUI e entre na lista de espera.

Se curtiu esse conteúdo, comente abaixo e dê sugestões de temas que gostariam de ver nos próximos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *