fbpx

Como aprender a prática penal?

Se você é advogado iniciante na advocacia criminal, pode ter muitas dúvidas e inseguranças pairando na sua mente nesse momento. Possivelmente, você já deve ter pensado nessa pergunta algumas vezes: Como posso aprender a prática penal?

Continue a leitura após assistir o vídeo:

CURSO DE PRÁTICA NA ADVOCACIA CRIMINAL (CLIQUE AQUI) – Aulas em Vídeo, Grupo de whatsapp com Advogados de todo o Brasil, Banco de peças editáveis, Certificado de Conclusão e Amplo material de apoio.

Como iniciar esse aprendizado da prática penal

Isso porque, quando terminamos a graduação do curso de Direito, saímos com a sensação de que não sabemos nada da prática na advocacia. A verdade é que, durante a faculdade, pouco aprendemos como advogar na prática.  Isso também aconteceu comigo. Formei-me em 2001 e me senti literalmente perdida! Até sabia muita coisa na teoria, já era uma entusiasta do Direito Penal e do Processo Penal, mas e a prática do dia a dia? Só de pensar em acompanhar um flagrante, peticionar, ir a uma audiência já me gerava pânico.

Já tem muitos anos que ajudo advogados que possuem essas mesmas dores. Muitos são recém-formados, outros querem migrar para a advocacia criminal e outros querem simplesmente se reciclar, o que é sempre muito importante!

Atualmente, tenho mais de dois mil alunos no Curso de Prática na Advocacia Criminal que desenvolvi em 2017. E hoje, quero trazer algumas das orientações que dou aos meus alunos do Curso de Prática na Advocacia Criminal, e espero assim poder te ajudar nesse início de carreira.

Muitos advogados e advogadas acreditam que o melhor caminho, necessariamente, é por meio da própria experiência. E claro que, buscar experiências é uma forma de conseguir ir melhorando a sua atuação na advocacia.

Contudo, existem vários passos que você, como iniciante nessa área, pode buscar para aprender e melhorar a sua prática penal.

O primeiro ponto é saber que, na área criminal, a atuação sem a devida preparação é um dos maiores erros que o advogado criminalista iniciante pode cometer.

Qualifique-se adequadamente

A melhor forma de aprender penal na prática e ter uma carreira sólida na advocacia criminal é sendo melhor que os concorrentes, tanto intelectualmente, quanto emocionalmente.

Veja bem, há espaço para todos e todas, contudo, muitos profissionais vão atuando na prática e não investem na sua qualificação. Esse é um grande erro, porque dessa ausência de especialização, ocorrem inúmeras falhas de atuação e que podem, de fato, prejudicar muitos clientes!

Você precisa se especializar e aprender como tudo isso acontece na prática! E quando desenvolvi o Curso de Prática na Advocacia Criminal, foi pensando exatamente nisso: te ajudar nos primeiros passos da prática penal e transformar você em especialista na área, capacitado para enfrentar os casos práticos na vida real.

Quer conhecer melhor o conteúdo programático? CLIQUE AQUI e baixe o conteúdo programático do curso de prática na advocacia criminal.

Lógico que você não estará livre de errar, mesmo fazendo um curso de prática criminal. Errar faz parte do processo de aprendizado e te ajuda a evoluir! Mas, aprendendo com especialistas, você diminui a possibilidade de falhas e frustrações na sua atuação profissional. Concorda?

Continue estudando e se atualizando

Além disso, mantenha sempre o ritmo de estudo, mesmo ao final de um curso de Especialização ou Prática Penal, procure também participar de todos os eventos relacionados a área criminal, como palestras, congressos, seminários, cursos de atualização/extensão, comissões da OAB.

É importante estar envolvido(a) com pessoas que atuam na mesma área que você, até mesmo para troca de experiências, aprendizado e networking (rede de contatos).

Sabendo disso, criei uma forma de interação entre os advogados e advogadas de todo Brasil que estão no curso de prática penal, que por sinal é super produtivo e enriquece muito a nossa atuação no dia a dia.

Assista as audiências criminais

Para começar a entender como toda a teoria que você vem estudando funciona na prática, uma dica bem bacana para o advogado criminalista iniciante é: assista o máximo de audiências, julgamentos, sustentações orais que você puder.

Assim, você passa a conhecer a atuação de diversos profissionais na sua cidade. Desta forma, além de observar e aprender com os colegas, você poderá filtrar as coisas boas que poderá aproveitar na sua atuação.

Lembrando que, com o tempo, você terá capacidade de constituir seu estilo próprio, a sua forma pessoal de atuação. Mas, claro que essa experiência te ajudará muito a diminuir a sua tensão e nervosismo quando chegar a sua vez, pois você já viu o que te espera.

Em suma, essas são algumas orientações que julgo importantes para esse início de carreira na advocacia criminal. Obviamente que existem muitos outros fatores que vamos abordar por aqui em outras oportunidades.

A advocacia criminal é uma área de atuação apaixonante e fantástica! Só depende de você fazer com que a sua carreira decole para o sucesso!

Se curtiu esse conteúdo, comente abaixo e dê sugestões de temas que gostariam de ver nos próximos.

2 comments on “Como aprender a prática penal

  1. Bom dia, tudo Que pude eu conseguir absolver, estou me preparando para uma prova penal em Belém do Pará onde moro, pela seap hoje estou desemprega e entrei nesse desafio, eu consegui um Wi-Fi para o estudar, tenho como custear um curso, e um Internet, mas desde ja eu parabenizo um pouco Que vi seus videos…
    Direito constitucional
    Direito administrativo
    Lei de execução penal
    Direito processual
    Português e Redação..
    Meus amigos dizem Q não irei conseguir..
    Mas eu vou..
    Desde obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AULAS E MODELOS

Da contratação e captação de clientes

à sustentação oral

CONHEÇA O CURSO

PRÁTICA NA ADVOCACIA CRIMINAL

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

&

Receba Atualização Diária