Como estudar para a segunda fase em Penal da OAB?

Como estudar para a segunda fase em Penal da OAB?

Essa é uma fase bastante desgastante e angustiante. Sei como é, porque já passei por isso quando me formei e preparo meus alunos e alunas para a segunda fase da OAB em Direito Penal há muitos anos. Além de ser uma prova desafiadora por te exigir o domínio de uma disciplina inteira, a segunda fase da OAB é tida como um divisor de águas na tua carreira profissional, pois sem a carteira da OAB não é possível dar os primeiros passos na Advocacia.

Eu sou a Cris Dupret, advogada criminalista, mentora de advogados criminalistas iniciantes na prática penal e preparo para o Exame de Ordem há mais de 15 anos. Pensando em você que está se preparando para a próxima prova, hoje decidi trazer aqui dicas rápidas de como estudar para a Segunda Fase da OAB.

Com dedicação e foco, você conseguirá alcançar a tão almejada aprovação na OAB. E se você escolheu Direito Penal, vem comigo que no Curso de Segunda Fase da OAB em Direito Penal, eu te ensino o passo a passo de como fazer uma excelente prova. Vamos lá?

Curso De Segunda Fase Penal – OABCurso completo, com aulas em vídeo de Direito Penal, Processo Penal, elaboração de peças, Leis Especiais, Simulados, Treinos Direcionados de todos os temas, Tutoriais e Material em PDF.
Se você tem interesse em se especializar em Advocacia Criminal, não deixe de conhecer a nossa Pós-graduação em Prática na Advocacia Criminal, com o estudo estratégico e prático para que você de fato ganhe experiência e segurança na prática da advocacia criminal. CLIQUE AQUI para conhecer!

Como é a prova de Segunda Fase da OAB?

Eu sei que esta é uma fase importante da sua vida. Mas, pela minha experiência, percebo que muitos candidatos e candidatas se esforçam tanto para se preparar para essa prova que chegam à exaustão física e emocional, e isto pode te derrubar no meio do caminho da sua aprovação.

Inclusive, você também deve manter esse controle emocional durante a prova. Conheço alguns candidatos que perderam a chance da aprovação por ficarem tão nervosos na hora, que passaram mal e tiveram que sair no meio da prova.

Não é uma prova fácil de ser feita, além de ser cansativa. Contudo, é extremamente possível de ser realizada com calma e atenção, em busca da sua aprovação. Mais razão e menos emoção nesse momento, ok?

A prova de segunda fase da OAB é composta por 4 (quatro) questões discursivas, cada uma valendo 1,25 ponto e trata-se de uma situação-problema ou um questionamento, dividido, geralmente, em duas alternativas (A e B), onde o candidato terá que desenvolver a resposta em 30 linhas identificando em sua resposta a alternativa. Se você não colocar letra A (resposta) e letra B (resposta), você perderá pontos. Não se esqueça disso.

Além das questões discursivas, os candidatos devem elaborar uma peça prático-profissional a partir de uma situação que a prova te apresentará. Você deverá identificar qual a peça cabível naquele caso concreto e desenvolver todos os pontos exigidos.

O nosso Curso Extensivo de Segunda fase da OAB em Direito Penal você aprenderá como identificar a peça e como elaborá-la da maneira correta, assim como aprenderá os temas mais recorrentes nas questões discursivas. Ao final da sua preparação, você se sentirá mais seguro e capaz de enfrentar essa prova e alcançar a sua APROVAÇÃO!

Como estudar para a segunda fase da OAB?

Na minha trajetória preparando milhares de estudantes para a OAB, percebi que da mesma forma que é essencial o aprendizado do conteúdo da disciplina em si – Direito Penal e Processo Penal, também é importante orientar os candidatos e candidatas com relação a como se preparar para a prova de Segunda Fase da OAB.

Isso porque, na verdade, a aprovação no Exame de Ordem não se resume apenas ao conhecimento teórico e prático da matéria escolhida, mas também está relacionada a todos os fatores que envolvem essa preparação, como o cuidado com o equilíbrio emocional, a organização da sua rotina de preparação, a constância do estudo, o conhecimento da banca examinadora e muitos outros.

Leia também: Como passar na prova de Segunda Fase da OAB de Direito Penal

Por isso, venho aqui trazer algumas orientações para que você saiba como estudar para a prova de Segunda Fase da OAB, de forma que você aproveite esse tempo até o dia previsto para a prova, da melhor maneira possível!

Logicamente, não venho aqui trazer uma receita pronta de bolo! A eficiência dessa organização de estudo e dicas vai depender de muitos fatores, como o tempo que você tem disponível por dia, por exemplo, mas em geral, funciona e auxilia muitos alunos e alunas! Vamos lá?

Dicas importantes para estudar para a segunda fase da OAB

1 – Siga um cronograma de estudo

A maior furada que você pode cometer na sua preparação para a Segunda Fase da OAB é não organizar um cronograma de estudo. Acredite em mim.

Se você começar a estudar sem seguir um cronograma de estudo, corre o risco de não estudar todos os temas que precisa, ou de não assistir todas as aulas do curso, enfim, você pode se perder e dar mais atenção a um tema específico e até menos relevante, do que outros temas que são mais cobrados na prova.

Então, um cronograma de estudo é essencial para que você abranja em sua preparação todos os pontos importantes para a sua prova de Segunda Fase da OAB.

2 – Faça revisões dos temas mais importantes

Neste cronograma, você precisa contemplar as revisões teóricas, principalmente dos temas que você percebe que ainda não domina. Lembrando que esse ponto vale tanto para o direito material como também o direito processual.

Quanto aos temas que você já domina, estes você dará prioridade ao aspecto prático, ou seja, treinando peças e questões de forma manuscrita, como se estivesse na prova, ok?

3 – Aprenda a identificar a peça de imediato

Não precisamos dizer que se você errar a peça, você perde a prova. E este é o maior medo dos candidatos! Mas você tem tempo suficiente para treinar TODAS as peças possíveis de serem cobradas na sua prova.

Treine todos os dias fazendo as peças de exames anteriores, nem que seja somente montando o esqueleto da peça, ou seja, os tópicos, sem redigir todos os argumentos, sabe? Esse treino te trará segurança para a prova!

Leia também: Como identificar a peça prática penal na Segunda Fase da OAB de Direito

4 – Descanse!!!

Dedique-se ao máximo, mas lembre-se de fazer pausas de 10 a 20 minutos ao menos a cada 50 minutos dedicadas ao estudo. Se você usar um cronograma de estudo para se organizar, ele também precisa indicar essas pausas estratégicas. Elas são importantíssimas para o seu aprendizado!

Estudar sem parar causa cansaço e perda de concentração, diminuindo o rendimento. Isso é real! Então, depois de um certo período de estudos é muito importante fazer pequenas pausas.

5 – Adquira um Vade Mecum Penal

Um detalhe essencial que precisa da sua atenção é: adquira um Vade Mecum atualizado até o dia do edital do Exame que você irá realizar. Não invente de estudar e realizar a prova com um código antigo ou que até seja novo, mas não esteja atualizado até o dia da publicação do seu edital de prova.

Além disso, dê preferência aos códigos que são organizados para a prova do Exame de Ordem em Direito Penal. USE O CUPOM VADEOABCRISTIANE para aproveitar o desconto: Clique aqui.

E continuamos focados na preparação dos nossos alunos no Curso Extensivo para a Segunda Fase da OAB em Direito Penal.

O mais interessante do nosso curso é que não trabalhamos apenas o conteúdo de Direito e Processo Penal que você precisa ter para a Segunda Fase da OAB. Nós trabalhamos TODOS os aspectos para que nossos alunos façam uma boa prova!

Eu sei que esse momento é desafiador. Mas tente se manter calmo/calma, pois ninguém poderá fazer isso por você! Você vai se preparar o suficiente e dará o seu melhor no dia! É isso! Paciência e dedicação todos os dias para alcançar a “vermelhinha”!

Se você vier comigo no Curso de Segunda Fase de Direito Penal, eu não vou largar a sua mão até a conquista da aprovação! Espero você lá!

LIVROS - CRISTIANE dUPRET

CLIQUE NA IMAGEM

Artigos Recentes

Pesquisar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conheça Todos os Cursos do IDPB