Como estudar para atuar na Advocacia Criminal?

Como estudar para atuar na Advocacia Criminal

Como estudar para atuar na Advocacia Criminal? Como estudar Direito Penal na prática? Essa é uma pergunta recorrente de muitos advogados iniciantes na área criminal, que precisam iniciar sua atuação na prática da Advocacia Criminal e não sabem como dar o primeiro passo.

Eu sou a Cris Dupret, presido o IDPB, sou pós-graduada em Direito Penal Econômico e Mestre em Direito, autora de diversas obras jurídicas e advogada consultora. E hoje quero dividir com você algumas dicas de como estudar para atuar na Advocacia Criminal.

Antes de iniciar o tema, se você tem interesse em se especializar em Advocacia Criminal, não deixe de se inscrever gratuitamente na Aula Magna de Especialização na Advocacia Criminal, que ocorrerá entre os dias 12 e 13 de abril. CLIQUE AQUI.

Hoje, quero trazer algumas dicas importantes e diretas ao ponto sobre como estudar Direito Penal na prática, para você que está iniciando sua atuação na Advocacia Criminal.

Estude Direito Penal aliando a teoria à prática

Para a atuação criminal, é muito importante saber aliar a teoria à prática penal para se alcançar os resultados pretendidos em cada caso concreto. Obviamente que, estudar aliando a teoria à prática para quem está iniciando a carreira na Advocacia Criminal é um grande desafio!

Por isso, eu indico que você procure uma especialização na prática da Advocacia Criminal para que você aprenda com especialistas e, além disso, ainda conquiste uma titulação, o que pode te dar muitas vantagens ao longo da sua carreira.

Você precisa, sobretudo, dominar até o artigo 120 do Código Penal, realizando um estudo avançado dos temas que compõem essa parte da matéria, denominada parte geral, como, por exemplo, saber o que é o conceito analítico de crime, como funciona a extinção da punibilidade, as excludentes de ilicitude e da culpabilidade, a aplicação da lei penal no tempo e no espaço, os princípios que regem o Direito Penal, os aspectos do concurso de pessoas e de crimes, as modalidades de erro, a dosimetria da pena, enfim, todos os temas pertinentes à parte geral.

Não adianta você querer estudar todos os crimes em espécie do zero, se você ainda não domina a parte geral da matéria, entende? Se não for dessa forma, como você irá entender, por exemplo, o que cada qualificadora do crime de homicídio significa ou como são aplicadas na dosimetria da pena? Ou como tratar do crime de furto sem saber o que significa o princípio da insignificância?

São muitos os exemplos de que é imprescindível que você construa uma base sólida da parte geral, para então partir para a compreensão da parte especial. Do contrário, será muito mais desafiador!

Uma boa pós-graduação em prática na Advocacia Criminal pode te auxiliar muito nesse começo de carreira.

Participe de atividades envolvendo a Advocacia Criminal

Se envolver em atividades disponíveis sobre a Advocacia Criminal também é uma forma de estudar e se manter atualizado. Então, participar de grupos de estudo, acompanhar canais de notícias e atualizações, ingressar em comissões da OAB que tenham o foco em Direto Penal, ir a eventos como seminários, congressos, palestras, enfim, tudo que te remeta ao estudo do Direito Penal.

Nesse sentido, te convido a entrar no meu canal do Telegram, onde coloco as notícias principais do dia e conteúdos que podem agregar bastante a sua prática penal na Advocacia Criminal., inclusive os avisos de aula ao vivo no Youtube que realizo toda terça-feira às 19h, sobre temas super relevantes para a sua atuação prática.

Faça essa imersão no mundo do Direito Penal para que você esteja sempre em contato com a matéria e, consequentemente, te lembrando sempre da necessidade de estudar!

Em suma, essas foram duas dicas bem importante e espero ter te ajudado a iniciar o estudo do Direito Penal de forma correta ou ter te dado um norte, caso você já esteja neste caminho. Nunca pare de estudar!

E se você está pensando em ser um advogado criminalista, deixo mais uma vez aqui o convite para a Aula Magna Especialização na Advocacia Criminal, organizada por mim, onde vou aplicar os conhecimentos acumulados por mais de 15 anos ao longo da minha carreira e das minhas especializações, notadamente no âmbito Penal.

Ocorrerá ON-LINE entre os dias 12 e 13 de abril. Garanta agora sua vaga na Aula Magna de Especialização na Advocacia Criminal e tenha acesso aos mesmos materiais e conteúdos exclusivos que já ajudaram inúmeras pessoas a encontrarem a sua melhor versão.

Te espero lá!

CLIQUE NA IMAGEM

LIVROS - CRISTIANE dUPRET

CLIQUE NA IMAGEM

Pesquisar

Receba atualizações diárias
de Direito Penal

Artigos Recentes

Como funciona o concurso formal?

Como funciona o concurso formal?

Concurso Formal: Uma Análise Jurídica O concurso formal é um instituto jurídico previsto no ordenamento brasileiro que possui relevância no

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça

o curso

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar sua experiência no site. Ao clicar no botão ao lado, você concorda com nossa Política de Privacidade.​