Como organizar os estudos para a OAB

O que fazer depois do resultado da Segunda Fase do Exame de Ordem em Direito Penal

Como organizar os estudos para a OAB? Como driblar o cansaço, melhorar a concentração, manter-se motivado e conseguir assimilar melhor os conteúdos? Essas são perguntas que sempre recebo dos meus alunos e alunas que sentem certa dificuldade nessa área.

Eu sou a Cris Dupret, advogada criminalista consultora, mentora de advogados, presidente do IDPB e há muitos anos venho me dedicando a preparar meus alunos para a tão temida prova da OAB.

Eu gravei esse vídeo para a Semana Gratuita do Estudo Inteligente que já aconteceu, mas por trazerem dicas essenciais para você de como organizar seus estudos, indico que assistam abaixo:

Curso De Segunda Fase Penal – OAB – Curso completo, com aulas em vídeo de Direito Penal, Processo Penal, elaboração de peças, Leis Especiais, Simulados, Treinos Direcionados de todos os temas, Tutoriais e Material em PDF.
No Curso de Prática na Advocacia Criminal temos um módulo especial sobre a atuação do advogado na fase processual, onde ensino como elaborar a peça resposta à acusação, bem como todos os detalhes importantes para a sua prática criminal, com disponibilização de roteiro e modelo editável de peças processuais penais, facilitando a sua atuação na prática criminal.

Organização de estudos

Para quem não me conhece, eu sou a Professora Cristiane Dupret e hoje decidi trazer para você esse conteúdo sobre organização dos estudos, porque além da minha formação em Direito, sou especialista em Neurociências com ênfase em Neuroaprendizagem pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ. E busquei este conhecimento técnico/científico, pois percebia muitas dificuldades durante o processo de aprendizagem dos meus alunos e alunas, e me especializando, poderia ajudá-los (as) com mais qualidade.

Quando falo em organização dos estudos, sempre digo aos meus alunos e alunas que não é como uma mágica, na verdade é preciso muito esforço da sua parte, assim como compromisso para que você consiga se organizar da melhor maneira possível e seguir o planejamento semanal.

Então trouxe aqui algumas dicas que poderão auxiliar você a organizar seus estudos da melhor forma. Vamos lá?

Faça um mapeamento semanal da sua rotina

A primeira dica de como organizar os estudos é: faça um mapeamento da sua rotina diária.

Como está a organização da sua semana? Quanto tempo você tem para se dedicar ao estudo? Como está a rotina de trabalho e de atividades domésticas? Obviamente que, esse ponto é muito relativo e varia de pessoa para pessoa.

Fato é que, as respostas para essas perguntas e muitas outras irão desenhar um panorama geral de quanto tempo você gasta em cada atividade e quanto tempo do seu dia já está completo.

Você precisa conhecer a sua rotina desde quando você acorda até a hora que irá dormir.

Assim, você saberá quanto tempo sobra para que você se dedique aos estudos.

Elabore um cronograma semanal

Agora que você já fez um mapeamento da sua rotina diária, vamos falar da segunda dica que é a elaboração de um cronograma.

Para tanto, você precisa verificar o edital do exame de ordem ou concurso que irá prestar, para assim organizar seu plano de estudos contendo todos os pontos das matérias cobradas.

Leia também: Como passar na prova da OAB?

Hoje em dia, está super na moda a utilização de planner no lugar de uma agenda tradicional com a intenção de organizar a vida. Aplicativos de organização também estão sendo muito utilizados nos últimos tempos.

Mas, não importa a forma como você irá se organizar, utilizando uma agenda tradicional, um planner ou um aplicativo. O que realmente importa é fazer uso dessa ferramenta primordial para sua organização que é a elaboração de um CRONOGRAMA.

Primeiro de tudo, sente e pense nos seus compromissos da próxima semana, anote de forma organizada e de preferência com os horários e o tempo que irá gastar em cada atividade.

Você vai perceber que fazendo esse mapeamento e elaborando um cronograma semanal, você saberá exatamente quanto tempo tem para estudar e irá reservar esse período exclusivamente para isso!!!

No seu cronograma, você deve indicar inclusive o período em que você irá parar para descansar, comer, dormir, fazer atividade física e todas as atividades da sua rotina diária que ocupam tempo.  

É claro que a sua rotina pode variar de semana a semana, por isso é importante que você separe meia hora do seu fim de semana para elaborar seu cronograma semanal.

Leia também: 5 passos para passar na Segunda Fase da OAB de Direito Penal

Elimine as distrações

É muito simples! O aprendizado se torna lento e irregular se você divide seu foco entre diversos estímulos enquanto está estudando. Isso também é importante e faz parte da sua organização dos estudos.

Nesse sentido, mensagens nas redes sociais, notificações do celular, ruídos que vêm da rua, pessoas que chegam para conversar, recebimento de ligações inoportunas, todas essas interrupções não-programadas têm um efeito devastador sobre o aprendizado.

É certo que, quando você não está 100% concentrado naquilo que está fazendo, nesse caso estudando, você está enviando a mensagem para o seu cérebro que aquela informação não é tão importante para você, e muito possivelmente ela será descartada.

Para otimizar os seus estudos, uma dica é buscar um local de estudos isolado e silencioso, e desligar todo o seu contato com a tecnologia. Se não é possível estudar em um lugar silencioso, você pode utilizar aqueles fones que bloqueiam todo ruído externo. Funciona bem!

Uma das estratégias para um bom rendimento é programar alguns intervalos para levantar, tomar um café, checar o celular e conversar com alguém. Nos blocos de tempo dedicados ao estudo, porém, é preciso eliminar radicalmente qualquer possível fonte de distração.

Abaixo, dois mapas mentais sobre Aprendizagem acelerada. Aliás, podemos voltar aqui com esse tema superbacana que é Mapas Mentais. O que acha?

Bom, eu tinha muito mais para falar sobre esse assunto com você. Inclusive nas minhas aulas de Aprendizagem Acelerada eu aprofundo esses temas, porque é de extrema importância para o seu processo de estudo, em qualquer área que você esteja.

E continuamos focados na preparação dos nossos alunos no Curso Extensivo para a Segunda Fase da OAB em Direito Penal.

O mais interessante do nosso curso é que não trabalhamos apenas o conteúdo de Direito e Processo Penal que você precisa ter para a Segunda Fase da OAB. Nós trabalhamos TODOS os aspectos para que nossos alunos façam uma boa prova!

Além das aulas de Teses mais Importantes, Aulas de Peças Processuais, Treino Direcionado, Simulados com correção, Material de apoio, temos também Tutoriais de Desempenho que abrange:

– Técnicas e métodos de estudo;

– Tutorial de resolução de questões;

– Tutorial de marcação do Vade Mecum e

– Mapeamento do Edital.

O Curso Extensivo de  Repescagem para a Segunda Fase em Direito Penal visa preparar candidatos para a prova, com abordagem prática e direcionada, mantendo o foco nos temas mais recorrentes. Clique aqui.

 

LIVROS - CRISTIANE dUPRET

CLIQUE NA IMAGEM

Artigos Recentes

Pesquisar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.