fbpx
soft skills

Inicialmente, importante destacarmos o quanto o mercado de trabalho está saturado com tantos profissionais. É notório que o número de advogados hoje no país impressiona: quase 1 milhão e duzentos mil, segundo o Conselho Federal da OAB.

Diante disso, é óbvio que a concorrência na advocacia é grande! Porém, mesmo diante deste cenário, há milhares de advogados criminalistas extremamente bem sucedidos.

Continua…

Curso de Prática na Advocacia Criminal (CLIQUE AQUI) – Desde a contratação até a Sustentação Oral, com aulas em vídeo, dúvidas diretamente com Cristiane Dupret e Banco de Peças Editáveis.
Teses Defensivas na Prática Penal (CLIQUE AQUI)
ATENÇÃO: Clique Aqui, associe-se ao IDPB, tenha acesso imediato a 4 cursos completos e entre em um grupo do whatsapp com interação entre advogados de todo o Brasil.
Seja atendido pelo whatsapp CLICANDO AQUI
Siga o Perfil da nossa Presidente no Instagram para acompanhar as novidades CLICANDO AQUI

Nesse sentido, sempre alerto meus alunos da importância de se especializar dentro da Advocacia. Mas para você se destacar dentro da Advocacia, não basta apenas se especializar em um determinado nicho, isto é, apenas as habilidades técnicas já não bastam. E aqui que entram, então, as soft skills.

Ser mais um no meio dessa multidão de advogados não levará você ao sucesso. Além de se especializar, você precisa desenvolver habilidades que te diferenciem do demais profissionais nesse mercado.

Assim, para se destacar, é fundamental que você tenha algo de novo, e que a maioria não está preocupado em ter ou desenvolver. Algo que, de fato, faça você ter um diferencial.

Algumas vezes, esse diferencial pode ser você ser especialista em um nicho específico e novo no mercado. Também pode ser saber como cativar um cliente apresentando o seu serviço de forma clara e precisa. Enfim, podemos pensar em várias formas de diferencial.

Mas hoje quero trazer para vocês o conceito de habilidades chamadas soft skills, tão necessárias na advocacia 4.0.

Habilidades Soft Skills

Hoje, já não é apenas o domínio do conhecimento técnico que te diferencia no mercado de trabalho. As habilidades soft skills, que se contrapõem às hard skills (habilidades técnicas), referem-se às nossas habilidades comportamentais.

Como falamos acima, com o mercado jurídico tão saturado, é claro que o cliente ou chefe vai escolher aquele profissional que lhe pareça mais competente e mais inteligente emocionalmente, concorda?

Além disso, outros exemplos de soft skills são a oratória e as técnicas de alta performance, habilidades muito valorizadas dentro do mercado jurídico.

No nosso Curso de Prática na Advocacia Criminal por exemplo, procuro estimular o desenvolvimento dessas habilidades tão importantes hoje para a advocacia 4.0.

Portanto, em suma, as habilidades soft skills são as competências sociais, emocionais e mentais ligadas à personalidade de cada um.

Outro exemplos de soft skills em alta no mercado são a colaboração; flexibilidade; capacidade de trabalhar sob pressão; perfil de liderança de equipe.

Como desenvolver soft skills

Então, se você está pensando em como se destacar no mercado de trabalho hoje, na advocacia, dentre outros fatores, é preciso desenvolver essas habilidades soft skills, primeiramente se conhecendo. O autoconhecimento é uma ferramenta primordial para começar a desenvolver soft skills.

Depois, você precisa aprender a se comunicar melhor com cada tipo de pessoa. Com uma boa oratória, você organizar melhor os seus pensamentos e a sua argumentação se torna muito mais clara e acessível. 

De mais a mais, é muito importante saber lidar com emoções no ambiente de trabalho. Desenvolvendo soft skill, além de render mais, você aprende a se adaptar às situações de maneira rápida e eficiente.

Ademais, quem desenvolve habilidades de negociação, adquiri mais recursos para advogar e consegue fechar mais acordos com clientes, não é verdade?

Por fim, costumo dizer que dentro de um mercado que traz resultados proporcionais aos nossos rendimentos, ter uma alta performance é um dos fatores para o sucesso profissional. Desta forma, trabalhar com eficiência é uma importante soft skill na advocacia.

Bom, espero ter te ajudado de alguma forma trazendo esse tema que é super importante hoje para a advocacia 4.0 em que estamos inseridos.

Claro que não esgotamos o assunto aqui, por isso, se você curtiu esse tema, comente abaixo para que possamos elaborar conteúdos parecidos e te ajudar cada vez mais.

Até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AULAS E MODELOS

Da contratação e captação de clientes

à sustentação oral

CONHEÇA O CURSO

PRÁTICA NA ADVOCACIA CRIMINAL