O que estudar para ser advogado criminalista?

O que estudar para ser advogado criminalista?

O que estudar para ser advogado criminalista? O que o Advogado Criminalista deve estudar para potencializar a sua prática penal? Essa é uma pergunta recorrente de muitos advogados iniciantes na área criminal, que precisam estar sempre se atualizando para que tenham uma atuação de sucesso na advocacia criminal.

Meu nome é Cris Dupret, sou advogada criminalista consultora, principalmente na área de Execução Penal, presidente do IDPB e coordenadora do Curso de Prática na Advocacia Criminal, onde preparo centenas de advogados que desejam obter a segurança necessária para atuar na prática da Advocacia Criminal.

Hoje, quero trazer aqui algumas orientações sobre o que o advogado criminalista deve estudar para iniciar sua prática na Advocacia Criminal. Vamos lá?

Quer se especializar em Execução Penal?  CLIQUE AQUI – Curso Completo de Advocacia Especializada em Execução Penal – curso teórico e prático, 100% on-line, com visualizações ilimitadas das aulas, certificado de conclusão e material de apoio, Banco de peças, modelos e jurisprudências, ambiente de dúvidas diretamente com a Professora Cris Dupret, acesso ao incrível ESCRITÓRIO VIRTUAL composto pela CALCULADORA ON-LINE E FICHA DE ATENDIMENTO DIGITAL PERSONALIZÁVEIS, ferramentas que facilitam demais a vida do advogado que deseja se especializar nessa área e muito mais!

Estudar aliando a teoria à prática penal

A verdade é que, com a deficiência na bagagem acadêmica, praticamente todo estudante de direito que é aprovado no Exame de Ordem e decide iniciar na advocacia criminal, se sente despreparado para a prática jurídica. Isso é normal, pois não aprendemos a prática penal durante a faculdade.

Nesse sentido, é importante pontuar que, saber aliar a teoria à prática penal para se alcançar os resultados pretendidos em cada caso concreto é fundamental para a sua atuação na Advocacia Criminal!

Sobre a importância de estudar a teoria e a prática de maneira conjunta, já escrevi um conteúdo com esse tema. Clique aqui para ter acesso.

Então, é essencial que você preze, primordialmente, pela sua qualificação! Principalmente depois da sua aprovação na Segunda Fase da OAB, caso você esteja neste momento da sua vida profissional. A sua especialização será essencial para que você tenha segurança e conhecimento técnico aprofundado para atuar na prática da Advocacia Criminal.

Enfim, você deve estar sempre se atualizando, se especializando naquele nicho que escolheu atuar na advocacia criminal, e não somente no início da carreira.

Leia também: 3 nichos para iniciar na Advocacia Criminal

O que estudar para ter sucesso na carreira da advocacia criminal?

É evidente que, se você é um Advogado Criminalista, é essencial que estude as matérias básicas que são Direito Penal, Direito Processual Penal e Execução Penal, pois realmente são essas disciplinas que serão aplicadas na sua atuação prática na Advocacia Criminal.

Justamente por isso, no Curso de Prática na Advocacia Criminal, eu, Professora Cris Dupret, tenho o cuidado de abordar desde as primeiras preocupações que um advogado criminalista iniciante deve possuir como, por exemplo, como fazer contato com o cliente, até como se portar em uma audiência criminal e muito mais.

Além disso, também é importante que você complemente os estudos com outros ramos do Direito que tem íntima ligação com a área criminal, como é o caso do Direito Administrativo, para compreender os crimes relacionados a lei de licitações, por exemplo; o Direito Tributário, para compreender sobre os crimes fiscais; Direito Eleitoral, para compreender os ilícitos políticos, dentre outros.

Entretanto, você precisa ampliar esse horizonte e buscar novas alternativas para potencializar a sua advocacia criminal.

Estude gestão jurídica

Para se ter sucesso na carreira da advocacia criminal, é necessário muito mais do que estudo das matérias atinentes ao conhecimento jurídico. É fundamental que você se preocupe em estudar, por exemplo, gestão jurídica, um dos itens mais falados hoje como sendo um dos pilares para o sucesso na advocacia.

Com mais de 1 milhão de advogados no mercado brasileiro, é lógico que a concorrência é grande. E a melhor forma de ter uma carreira sólida na advocacia é sendo melhor que os concorrentes, tanto intelectualmente, quanto emocionalmente e organizacionalmente.

Estude empreendedorismo jurídico

Como falado acima, hoje existem mais de 1 milhão de advogados registrados nos quadros da OAB em todo Brasil, e todos eles com conhecimento jurídico. Esse não é mais um diferencial: novos tempos exigem novas atitudes!

Principalmente em razão da concorrência, quem não inovar está com os dias contados nessa profissão.

O fato é que o advogado técnico sai da faculdade sabendo Direito, sem dominar o empreendedorismo jurídico, assim como os mais de 1 milhão de outros advogados inscritos nos quadros da OAB.

Portanto, ele precisa saber muito mais que Direito, como por exemplo, ter conhecimento financeiro, de recursos humanos, de administração, de psicologia, de marketing, enfim, um advogado moderno deve ser multidisciplinar, e um verdadeiro empreendedor jurídico!

Estude marketing jurídico digital

Além disso, também é importante estudar marketing jurídico digital, pois nossos clientes são pessoas como nós! Eles também acessam as redes sociais, analisam conteúdo e verificam se o profissional que desejam contratar possui uma expressividade em sua profissão. É preciso dar publicidade ao seu conhecimento, a sua expertise na área!

Se você acredita que pode melhorar e impressionar o seu cliente, fechar bons contratos, deixamos aqui uma indicação de curso que pode te ajudar e muito: é o Curso de Marketing de Autoridade para Advogados! Os conhecimentos que você irá adquirir neste treinamento permitirão que você alcance o seu objetivo, que é ter uma carreira de sucesso!

No artigo indicado acima também destaco orientações importantes para a divulgação do seu escritório de advocacia criminal.

Leia também: Marketing Jurídico: o que é e como fazer?

Bom, espero ter ajudado você que está pensando em iniciar na advocacia criminal com o “pé direito”, ou até mesmo, você que já iniciou, mas está buscando potencializar a sua prática penal.

Se curtiu esse conteúdo, comente abaixo e dê sugestões de temas que gostariam de ver nos próximos.

LIVROS - CRISTIANE dUPRET

CLIQUE NA IMAGEM

Artigos Recentes

Pesquisar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conheça Todos os Cursos do IDPB