Prática Penal: Como atender o cliente no estabelecimento prisional

Prática Penal: Como atender o cliente no estabelecimento prisional

A execução penal é um dos nichos mais promissores da advocacia criminal. A prospecção de clientes é muito mais rápida em virtude das indicações dos primeiros clientes atendidos pelo advogado. No entanto, muitos advogados criminalistas iniciantes na prática penal, principalmente, em Execução Penal, ficam inseguros e cheios de dúvidas ao atender ao cliente em presídios. O que fazer antes de ir ao estabelecimento prisional? O que analisar antes do atendimento? O que anotar? Como precificar? Enfim, são algumas dúvidas que vou aqui esclarecer no artigo de hoje!

Eu sou a Cris, advogada criminalista consultora, mais especificamente em Execução Penal, e, há algum tempo, ajudo advogados e advogadas a atuarem na prática criminal. Sei o quanto é desafiador esse início de carreira. Por isso, pelo menos 3 vezes ao ano, tenho realizado a Jornada Saindo do Zero na Execução Penal que é um evento gratuito onde ao final abro vagas limitadas para o Curso de Advocacia Especializada em Execução Penal. Caso tenha algum interesse, entre na fila de espera clicando aqui.

Assista o vídeo abaixo:

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São vários os detalhes da prática criminal que, infelizmente, não aprendemos na faculdade. Por esse motivo, o surgimento dessas dúvidas e inseguranças são extremamente comuns entre os advogados iniciantes.

Para facilitar você que está iniciando agora ou, até mesmo para você que já possui experiência nessa área, elaborei um CHECKLIST DE ATENDIMENTO EM PRESÍDIOS para que não esqueça nenhum detalhe na hora do atendimento. CLIQUE AQUI  e baixe o arquivo.

Na minha vida profissional, aprendi esses detalhes importantes com a experiência do dia a dia e através de troca de experiências com colegas advogados há mais tempo. Na época, senti muita falta de uma preparação prática para que a minha atuação não fosse pautada em equívocos.

Por isso, hoje escolhi conversar com você sobre como atender o seu cliente em presídio da forma correta e outros pontos que julgo importantes para esse atendimento. Não deixe de baixar o checklist: CLIQUE AQUI 

Atendimento de clientes em presídios

Inicialmente, se você vai atender um cliente que está na execução de uma pena privativa de liberdade, então este atendimento será feito presencialmente no estabelecimento prisional. Mas vale lembrar que, como ainda estamos enfrentando uma pandemia, algumas unidades prisionais estão viabilizando este atendimento de forma virtual. Portanto, verifique sobre essa possibilidade junto à unidade prisional.

Outro ponto importante é que, cada unidade federativa tem suas peculiaridades quanto ao seu estabelecimento prisional, ou seja, cada presídio possui suas próprias regras administrativas.

Por isso, queremos trazer breves orientações gerais quanto a este atendimento. Dessa forma, verifique as regras específicas junto à sua unidade federativa. Você pode procurar o regimento da unidade prisional. Na maioria dos casos, você consegue baixar na internet, de forma fácil e rápida.

No nosso CHECKLIST DE ATENDIMENTO EM PRESÍDIO, separei um espaço inicial para você anotar as regras daquela unidade prisional que você irá atender ao cliente.

Dicas práticas e diretas sobre atendimento ao cliente preso

1 – Descubra se há algum procedimento específico naquela unidade prisional para a sua visita ao cliente, como agendamento, ordem de chegada, horário específico, enfim, ligue para a unidade e se informe para não perder seu tempo e também, para não atrapalhar o seu cliente no banho de sol ou na visitação de familiares, por exemplo.

2 – Leve uma procuração (em branco, caso ainda não tenha sido contratado). Primeiro, para facilitar seu acesso ao presídio, mostrando ao agente penitenciário, tanto a procuração já assinada, como a ainda em branco. Segundo, caso ainda não tenha sido contratado, para colher a assinatura do seu cliente.

3 – Se possível, leve uma cópia da guia de recolhimento para o seu cliente. Além de demonstrar para o seu cliente que você está ciente da situação dele, é muito importante que o apenado tenha acesso à guia para ter uma visão geral e completa da sua pena.

4 – Leve anotado na ficha de atendimento todos os direitos que seu cliente possui e o informe. Além disso, converse com seu cliente sobre o que ele precisa naquele momento e anote. E por fim, nunca prometa resultados, pois isso não depende só de você. Prometa apenas que você fará o melhor possível e que apresentará os requerimentos cabíveis nos próximos dias.

No checklist que preparei tem um espaço com todos os pedidos possíveis, CLIQUE AQUI e baixe o arquivo.

5 – Lembre-se que há vários itens proibidos ao entrar em um estabelecimento prisional, mesmo sendo advogado. Se você for de carro, deixe esses itens dentro do veículo. Um exemplo é o celular. Pense nisso quando for de uber ou taxi, pois você pode ter problemas em relação ao local para deixar os itens. E nunca é demais lembrar: Não leve nada a pedido da família ou de amigos, isso não é função do advogado. Explique gentilmente que você não trabalha dessa forma e como os itens devem chegar ao apenado.

6 – Se o seu cliente está gostando da sua atividade profissional, então, peça indicações.

Bom, essas são breves dicas de como atender o cliente em presídio e espero assim ter ajudado!

No meu Curso Completo de Execução Penal na prática, temos aulas específicas e completas abordando esse tema. Caso tenha interesse em fazer parte da próxima turma do curso, CLIQUE AQUI e entre na lista de espera.

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