fbpx

Por onde iniciar na Advocacia Criminal?

Essa é uma pergunta que instiga muitos alunos e alunas aprovados no Exame de Ordem e que, ao decidir exercer a Advocacia Criminal, se acham perdidos nesse início da carreira.

Eu sou a Cris Dupret, advogada criminalista e mentora de centenas de advogados e advogadas que desejam se especializar na Advocacia Criminal, mas não sabem como dar os primeiros passos na prática penal.

No artigo de hoje, trago 3 dicas essenciais para você que deseja iniciar na Advocacia Criminal, porém, ainda não sabe como fazer isso e nem por onde começar. Vamos lá?

Assista o vídeo e continue a leitura:

Curso de Prática na Advocacia Criminal (CLIQUE AQUI) – Desde a contratação até a Sustentação Oral, com aulas em vídeo, dúvidas diretamente com Cristiane Dupret, grupo de whatsapp com interação entre advogados de todo o Brasil e Banco de Peças Editáveis, Certificado emitido pelo IDPB.
E se você pudesse ter acesso não somente a esse curso, mas também aos cursos de Prática na Jurisprudência Criminal, Curso Completo de Direito Penal, Curso de Marketing Jurídico, aulas ao vivo semanais, palestras jurídicas, podcasts atuais e ainda escrever seus artigos para o site do IDPB? Para isso, faça parte da Comunidade Criminalistas de Elite. CLIQUE AQUI

Antes de mais nada, vale lembrar que, infelizmente, não saímos do curso de Direito sabendo advogar na prática penal. Esse é um dos motivos para tantos advogados e advogadas se sentirem despreparados para a prática jurídica ao concluírem a graduação.

Levando essa deficiência da formação acadêmica em consideração, é natural essa insegurança no início da carreira, porém, é preciso buscar um caminho para que você desenvolva a sua prática penal de forma adequada e mais acertada.

Uma coisa é certa: vamos melhorando na Advocacia Criminal ao longo do tempo, basta seguir uma estratégia para desenvolver a sua prática penal desde o começo da sua Advocacia Criminal.

Hoje, vou te apontar 3 caminhos para trilhar esse início na Advocacia Criminal com mais segurança e preparo adequado.

Como aprender a advogar na área criminal?

Muitos advogados e advogadas acreditam que o melhor caminho necessariamente é por meio da própria experiência. É claro que, buscar experiências é uma forma de conseguir ir melhorando a sua atuação prática na advocacia criminal.

Contudo, quando você decide aprender com a própria experiência, sem nenhum planejamento ou suporte, há um grande risco de cometer sérios erros na sua prática criminal. Errar faz parte do aprendizado, mas você não deseja aprender errando, certo?

Além disso, na área criminal, a atuação sem a devida preparação é um dos maiores erros que o advogado criminalista iniciante pode cometer.

1) Planejamento de carreira

Por isso, se você decidiu ser um advogado criminalista, agora você precisa se preparar para uma carreira de sucesso! Estabelecer metas nesse início na Advocacia Criminal é fundamental! Antes de iniciar efetivamente na advocacia, crie metas e trace seus objetivos de forma bem delimitada.

Já dizia o pensador Lewis Carroll: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.” Portanto, sem um planejamento de carreira, fica complicado definir aonde você quer chegar. E um planejamento te ajudará a tomar decisões estratégicas ao longo da sua carreira.

Advogados e advogadas que criam metas, tem mais possibilidades de alcançar o sucesso na advocacia criminal.

2) Curso de prática penal

Depois que você planejou sua carreira, agora você precisa se qualificar! Já sabemos que contamos com mais de 1 milhão de advogados no mercado brasileiro, e é lógico que a concorrência é grande.

A melhor forma de ter uma carreira sólida na advocacia criminal é se especializando na Advocacia Criminal. Você precisa se especializar e aprender como tudo isso acontece na prática! No Curso de Prática na Advocacia Criminal que desenvolvi no IDPB, pensei exatamente nisso: transformar você em especialista na área e capacitado para enfrentar os casos práticos na vida real.

No nosso Curso de Prática penal, você aprende aspectos práticos fundamentais para o seu desenvolvimento profissional como a escolha de um nicho de atuação; o atendimento ao cliente; como se portar em uma audiência criminal; como atuar em sede policial; como identificar a peça mais apropriada na defesa do seu cliente e muitas outras que surgem no início da sua atuação na prática penal.

Quando desenvolvi o curso, pensei ainda nos demais aspectos que envolvem a prática como os modelos editáveis e roteiros de peças, o material de apoio em formato pdf, o networking através do grupo de whatsapp com advogados de todo o Brasil, o ambiente de dúvidas diretamente comigo e muito mais!

Além disso, o curso ainda possui certificado emitido pelo Instituto de Direito Penal Brasileiro, conferindo grande valor pedagógico e profissional ao certificado, que ainda contém todo o conteúdo programático do curso em seu verso.

Óbvio que você não estará livre de errar fazendo um curso de prática. Errar faz parte e te ajuda a evoluir! Porém, aprendendo com especialistas na área, você diminui a possibilidade de colecionar erros e frustrações na sua atuação profissional.

3) Convivência com advogados experientes na área criminal

É muito importante procurar conviver com advogados e advogadas criminalistas com mais experiência que você. Normalmente, os advogados iniciantes acabam convivendo com os colegas de experiência equivalente ou com aqueles que estão em um nível inferior na carreira, por estarem enfrentando os mesmos problemas que os seus.

Porém, a convivência com os advogados mais experientes que você é uma ótima estratégia para seu início de carreira, pois eles podem se tornar excelentes mentores e apontar caminhos possíveis diante de suas dúvidas nos casos concretos, por já terem passado por várias situações ao longo da sua carreira.

Então, se conecte com esses profissionais, seja pessoalmente ou por meio das redes sociais. No Curso de prática do IDPB você tem acesso ao grupo de whatsapp dos alunos com centenas de advogados e advogadas experientes, proporcionando a você um proveitoso networking.

Em suma, é possível aprender a advogar, tomando por base alguns aspectos que abordamos aqui, sem esgotar o assunto que é extenso e complexo. Mas essas foram boas dicas para você que está iniciando a sua prática penal.

Como sempre digo, a advocacia criminal é uma área de atuação apaixonante e fantástica! Só depende de você fazer com que a sua carreira decole para o sucesso!

Bom, espero ter contribuído com você que deseja advogar na área criminal e ainda se sentia perdido sem saber por onde iniciar na Advocacia Criminal.

Se curtiu esse conteúdo, comente abaixo e dê sugestões de temas que gostariam de ver nos próximos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AULAS E MODELOS

Da contratação e captação de clientes

à sustentação oral

CONHEÇA O CURSO

PRÁTICA NA ADVOCACIA CRIMINAL

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

&

Receba Atualização Diária