fbpx

Qual nicho escolher para atuar na Advocacia Criminal

Qual nicho escolher para atuar na Advocacia Criminal

Qual nicho escolher para atuar na Advocacia Criminal? Sempre me perguntam quais nichos são interessantes para se especializar dentro da Advocacia Criminal. Bom, são vários, o importante é escolher um que você tenha afinidade e que, ao mesmo tempo, seja um nicho pouco explorado no mercado!

Eu sou a Cris Dupret, presido o IDPB, sou advogada consultora, autora de diversas obras jurídicas, pós-graduada em Direito Penal Econômico e Mestre em Direito. E hoje quero trazer aqui 3 nichos de atuação que acho interessantes na Advocacia Criminal.

Se você tem interesse em se especializar em Advocacia Criminal, não deixe de conhecer a nossa Pós-graduação em Prática na Advocacia Criminal, com o estudo estratégico e prático para que você de fato ganhe experiência e segurança na prática da advocacia criminal. CLIQUE AQUI para conhecer!

O que fazer antes de supernichar a sua Advocacia Criminal?

Sabemos que dentro do Direito existem inúmeras áreas de atuação, contudo, uma das mais reconhecidas é a Advocacia Criminal. Isso porque, independentemente de qualquer crise no país, a advocacia criminal estará sempre em alta, diferente de outras áreas do direito que são mais procuradas apenas em momentos de crise, como é o caso da área trabalhista ou de família.

Além disso, a Advocacia Criminal possui um amplo leque de nichos possíveis de se atuar na prática. Contudo, antes de começar a atuar em um determinado nicho, você realmente precisa se especializar na Advocacia Criminal. Nesse sentido, uma boa pós-graduação voltada para a prática é uma excelente escolha para a sua especialização na área penal, ante mesmo de escolher um nicho específico dentro da Advocacia Criminal para atuar.

Assim, antes de começar a atuar em um determinado nicho, você realmente precisa se preparar de maneira específica para esse tipo de advocacia. Não se trata fazer uma pós-graduação genérica ou de estudar apenas conteúdos teóricos. Você precisa saber o que fazer e como fazer diante das inúmeras possibilidades de atuação.

Por isso, a nossa Pós-graduação em Prática na Advocacia Criminal foi elaborada e estruturada com o propósito de oferecer aos pós-graduandos um programa de especialização de caráter teórico-técnico e com foco na prática, te proporcionando a segurança necessária para a sua atuação no dia a dia.  

Recentemente, postamos aqui um artigo que fala sobre a melhor pós-graduação em Advocacia Criminal do mercado. Clique aqui e leia.

Nichos de atuação na Advocacia Criminal

Sabemos que a concorrência é muito acirrada no mercado jurídico. E este é um dos motivos da crise no mercado, especialmente no que concerne aos valores dos honorários advocatícios. Mas, obviamente, mesmo diante deste cenário, há milhares de advogados criminalistas extremamente bem-sucedidos.

Para isso alcançar o sucesso profissional dentro da Advocacia Criminal, existe todo um caminho estratégico. Um deles é se especializar fazendo uma pós-graduação em prática e, depois disso, escolher um nicho interessante, como também posicionar-se como autoridade, fazer uso do marketing jurídico, saber como alcançar o cliente, como atendê-lo, como mostrar o valor dos seus honorários e muito mais.

Escolher um nicho de atuação dentro da advocacia criminal gera maiores possibilidades de identificação das medidas para prospecção de clientes, porque, assim sabe-se quem é o potencial cliente.

Como falei acima, a Advocacia Criminal oferece inúmeras oportunidades, de acordo com o nicho escolhido. Hoje, quero falar de 3 nichos da Advocacia Criminal muito interessantes e promissores para você que ainda não decidiu em qual nicho atuar ou, até mesmo para você, que já é advogado criminalista e ainda não tinha pensado nisso!

1 – Execução Penal

Este é um dos nichos mais promissores! A Execução Penal é uma das partes menos estudadas pelos Advogados Criminalistas, apesar de ser extremamente importante, pois trata-se de uma fase em que a liberdade do seu cliente está cerceada, ocasião em que ocorre enorme violação das disposições constitucionais e legais.

E nesta fase, a importância da atuação do Advogado Criminalista consiste, sobretudo, na garantia de todos os direitos do seu cliente que se encontra preso ou internado.

Se você está buscando um nicho dentro da Advocacia Criminal para atuar, ser especialista em execução penal pode ser um caminho próspero, já que existe pouca oferta no mercado, ou seja, existem poucos especialistas neste nicho.

Caso você decida se especializar em Execução Penal, conheça o Curso Completo Decolando na Execução Penal e aprenda o método para dominar a Execução Penal, desde o conhecimento da lei até a atuação prática, facilitando cálculos complexos e entendendo todos os institutos aplicáveis. Além do Curso Decolando, receba acesso gratuito ao Escritório Virtual, com calculadora on-line, ficha de atendimento personalizáveis e atualizações diárias.

Mas, como falei antes, considere fazer uma Pós-graduação em Prática na Advocacia Criminal, se especializando na área criminal primeiro para depois escolher um nicho de atuação e se especializar dele. Essa seria a estratégia ideal para a sua qualificação na área penal.

2– Criminal Compliance

Outro nicho interessante é o Criminal Compliance. O termo “compliance” tem tido uma especial atenção no meio empresarial brasileiro. As empresas têm adotado diversas medidas preventivas para evitar grandes transtornos futuros.

Em suma, por “criminal compliance” entende-se o sistema de avaliação contínua dos procedimentos adotados por empresas ou escritórios e tem como objetivo evitar a violação de normas penais. Assim, visa a implementação de regras de conduta internas, de modo que as ações sejam pautadas, principalmente, pela legislação, com uma função, primordialmente, preventiva.

Desta forma, entra em destaque a atividade do compliance officer dentro da advocacia. Afinal de contas, o advogado criminal possui uma vantagem fundamental para o mercado de compliance: o amplo conhecimento da legislação penal brasileira.

Este é um nicho que vem crescendo muito e cada vez mais advogados estão sendo contratados para assumir tal cargo em grandes empresas ou, ainda, para prestar consultoria e assessoria jurídica nesse sentido. Também existe essa possibilidade.

3 – Advocacia especializada em Tribunal do Júri

Esse é um nicho também muito interessante, porque poucos são os advogados que atuam no Plenário do Júri e um número ainda menor que atua com qualidade. Muitos advogados que trabalham com casos de crimes contra a vida, acabam “terceirizando” o momento da atuação no Júri para outro colega que tenha experiência.

Se você deseja atuar mais no Tribunal do Júri, a boa oratória é sem dúvida um requisito importante. Ao atuar num Tribunal do Júri, o criminalista não pode abdicar de forma alguma de um roteiro e um plano de ação. A causa deve ser estudada e, a partir daí, planejada a defesa. Há, ainda, toda uma técnica da abertura ao fechamento da atuação do advogado no Júri.

A advocacia criminal é uma área de atuação apaixonante e fantástica! Só depende de você fazer com que a sua carreira decole para o sucesso!

Bom, espero ter contribuído com você que está pensando em iniciar na Advocacia Criminal. Mas, lembre-se do que falei no início, antes de nichar a sua Advocacia Criminal, seria muito importante você se especializar nessa área inicialmente.

Nesse sentido, deixo mais uma vez o meu convite para você conhecer a nossa Pós-graduação em Prática na Advocacia Criminal, onde teremos o ensino focado na atuação prática da advocacia criminal, com professores especialistas convidados como Aury Lopes, Alexandre Morais da Rosa, Ruchester Marreiros, Marcelo Uzêda e outras grandes referências no ensino do Direito Penal, Processo Penal, Execução Penal e a Advocacia Criminal na prática.

Te espero lá!

LIVROS - CRISTIANE dUPRET

CLIQUE NA IMAGEM

Artigos Recentes

Pesquisar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conheça

o curso