fbpx

Quanto ganha um Advogado Criminalista? Se eu responder bem objetivamente, posso te dizer que ao ser contratado em uma empresa ou escritório, o salário do advogado criminalista geralmente varia entre R$ 2.500 a R$ 5.500. No entanto, vários outros cenários são possíveis para que o advogado criminalista atue em seu próprio escritório e tenha um valor bem diferenciado de ganhos.

Meu nome é Cristiane Dupret, sou advogada criminalista na área consultiva no RJ e mentora de advogados que pretendem atuar na seara criminal. Precificação é um dos temas que abordo ao longo do Curso de Prática na Advocacia Criminal.

Na prática da Advocacia Criminal, principalmente no início, essa é uma dúvida muito comum, principalmente a seguinte: Quanto ganha um advogado criminalista iniciante?

Desde o início da minha carreira como Advogada Criminalista e Professora de Direito Penal, recebo muitas perguntas sobre se a Advocacia Criminal é rentável, se vale a pena advogar na área criminal.

Bom, a resposta não é tão simples, mas depende! Vamos entender…

Continue a leitura abaixo do vídeo…

Quer aprender a prática efetiva da Advocacia Criminal? No Curso de Prática na Advocacia Penal, as aulas vão desde o primeiro contato com o cliente, contratação, acompanhamento em delegacia, atuação no processo, peças práticas, até a sustentação oral. CLIQUE AQUI E CONHEÇA
Entre no Canal do Telegram da Cris, CLICANDO AQUI

Quanto ganha um Advogado Criminalista? Essa deve ser a primeira preocupação?

Inicialmente, primeiro fator que eu sempre ressalto aos meus alunos é que, saber o quanto se ganha na advocacia criminal é bastante importante, porém, um dos pontos principais para você decidir seguir ou não na advocacia criminal é se perguntar: o que eu realmente gosto de fazer? Qual é a minha paixão em termos profissionais? Qual a minha vocação?

Isso porque, a grande maioria de nós passa a maior parte da vida trabalhando. Imagina escolher uma carreira em que você não se identifica e que não te dá prazer? Se você optar por este caminho, muito provavelmente irá se frustrar no exercício daquela profissão, mesmo que o retorno financeiro seja alto. Não é verdade?

Muitos profissionais que concluem a faculdade de Direito e são aprovados no Exame de Ordem, enfrentam várias dúvidas diante da escolha de qual rumo dar a sua carreira. Claro que um profissional formado em Direito possui um amplo leque de possibilidades.

Essa variedade de escolhas que o Direito proporciona pode até gerar uma sensação de que tudo podemos, mas, ao mesmo tempo, a impressão é que nada possuímos de concreto.

Concurso público é uma opção muito desejada, assim como escolher se dedicar à atividade da advocacia, se especializando em alguma área, também é um caminho muito interessante e o sonho de muitos recém-formados.

Fato é, que essa é uma decisão de caráter pessoal e tudo vai depender dos seus sonhos e objetivos quando escolheu esta formação.

Com toda certeza, esta não é uma fase simples, mas lembre-se que você está diante de um desafio encantador de começar a escrever a sua própria história. Por isso, pense bem antes de tomar esta decisão que será o pontapé inicial da sua carreira profissional.

Portanto, é muito importante reforçar a ideia de que a sua escolha da área em que atuar deve se basear, primeiramente, na sua vocação. Se você não gostar do que faz, não haverá sucesso financeiro que dê conta de suprir uma lacuna que é a satisfação e o prazer de trabalhar com uma área em que você é apaixonado!

Mas, quanto ganha um advogado criminalista?

Agora, o segundo fator importante que gosto de ressaltar é que, a partir do momento em que você encontra a sua vocação na Advocacia Criminal, é preciso buscar um nicho de atuação dentro dela.

E foi por isso que eu respondi no início deste conteúdo que depende. Depende do nicho em que você escolheu atuar.

Leia também: Qual nicho escolher para advogar

Para quem não me conhece, eu sou Cris Dupret, especialista no nicho da Execução Penal. E posso te dizer que minha vida mudou depois que eu me especializei nesse nicho e comecei a atuar nessa área. Atuo essencialmente prestando consultoria para outros advogados.

Bom, o primeiro parâmetro que temos para consultar valores de honorários é a tabela da Ordem dos Advogados do Brasil. Você pode entrar no site da sua seccional e consultar a tabela de honorários que apresenta um parâmetro de valores para cada tipo de serviço.

Contudo, embora seja recomendável cobrar, no mínimo, o valor descrito na tabela de honorários da OAB, sinceramente, no início da carreira, o mais comum é a cobrança de honorários inferiores ao sugerido pela tabela. 

Atenção! Isso não quer dizer que você irá ganhar pouco na advocacia criminal. Apenas significa que o início da carreira poderá ser mais desafiador, e isso é NORMAL!

Assim que você abre um escritório, ou mesmo se você decide iniciar na advocacia criminal sem abrir um espaço para isso (o mais recomendável), os primeiros clientes não surgirão do nada, ou seja, eles não irão simplesmente te procurar ou bater a sua porta, inicialmente.

Porém, se você traçar as metas, investindo na sua qualificação, fazendo marketing de conteúdo, enfim, desenvolvendo sua autoridade como advogado criminalista em um determinado nicho de atuação, o natural é que você não permaneça ganhando os mesmos honorários de quando você iniciou a sua carreira.

Isso porque, quanto mais você se posiciona como autoridade naquela determinada área, mais você é procurado por clientes, consequentemente, mais clientes você atenderá por indicações e, logicamente, isso irá refletir diretamente na sua cobrança de honorários.

E dentro do nicho da Execução Penal, é muito comum que a prospecção de clientes seja mais fácil, já que dentro do estabelecimento prisional, as notícias “correm” rápido. Por isso, o que geralmente ocorre é que o seu primeiro cliente, se satisfeito com o seu trabalho, divulgue-o lá dentro sem mesmo você solicitar. Assim, surgem muitos outros clientes por indicação.

Desta forma, não cometa o erro de negligenciar seu relacionamento com o cliente. Seja paciente e atencioso no atendimento ao seu cliente. Escute o que ele tem a dizer.

Eu sempre digo que faz toda diferença você escolher um nicho de atuação, se especializando em uma determinada área, mesmo que você atenda outras causas, pois, assim, você poderá gerar mais conteúdo sobre a sua área e passará a ser visto como uma autoridade naquele assunto, principalmente através do marketing de conteúdo (sempre pautado na ética e dentro dos limites legais).

Então, na verdade, o valor de quanto um advogado criminalista irá ganhar na sua vida profissional não possui um limite exato.

Com o tempo e com a construção da sua autoridade na área – inclusive com um trabalho bem realizado -, a tendência é que os seus honorários aumentem, representando a qualidade do seu trabalho. Isso é um fato!

E os honorários aumentam, pois o próprio cliente está disposto a pagar. Isso porque ele enxerga valor naquele tipo de serviço que você irá prestar.

É muito importante que você invista na construção da sua autoridade como advogado criminalista, se especializando, se atualizando e se valendo das novas tecnologias, para que um potencial cliente possa enxergar valor no serviço que você irá prestar.

Nesse contexto, não podemos deixar de te dar uma dica essencial que pode te ajudar e muito nesse passo: é o nosso Curso de Marketing de Autoridade para Advogados! Os conhecimentos que você irá adquirir neste treinamento permitirão que você alcance o seu objetivo, que é ter uma carreira de sucesso na Advocacia Criminal!

Por fim, é super possível construir um caminho de muito sucesso financeiro na advocacia criminal. Com certeza, na advocacia criminal você poderá receber honorários muito superiores do que se você tivesse optado por um concurso público.

Lembrando que, no concurso público você sabe qual é a remuneração que irá começar ganhando, mas também sabe que existe um certo teto. E a vantagem da advocacia criminal, comparando com outras áreas do direito, é que não existe um limite de honorários, como uma porcentagem do valor da causa ou algo do tipo. Mas sim a sua autoridade no mercado é que irá definir seus honorários.

O previsível é que com o tempo, a renda sempre vai aumentando. Mesmo fazendo parcelamento dos honorários, o advogado sempre terá determinados valores entrando mensalmente em virtude desses parcelamentos.

Em suma, é possível sim ter uma carreira na Advocacia Criminal de muito sucesso financeiro, desde que você preste atenção nos fatores que pontuamos acima e trace as estratégias certas para alcançar o que você almeja.

Bom, esperamos ter contribuído com você que está pensando em iniciar na Advocacia Criminal.

Se curtiu esse conteúdo, comente abaixo e dê sugestões de temas que gostariam de ver nos próximos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AULAS E MODELOS

Da contratação e captação de clientes

à sustentação oral

CONHEÇA O CURSO

PRÁTICA NA ADVOCACIA CRIMINAL

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

&

Receba Atualização Diária