Vade Mecum de Penal 2022: qual escolher?

Vade Mecum de Penal 2022: qual escolher?

Possivelmente você deve estar se preparando para a Segunda Fase da OAB de Penal e está buscando um Vade Mecum atualizado para estudar e levar para a prova. Ou é um advogado criminalista procurando o melhor Vade Mecum de Penal para atualizar sua estante. Pois bem.

Hoje, quero falar com você sobre qual o melhor Vade Mecum de Penal de 2022 escolher para a sua prática penal, tanto para quem já advoga, quanto para quem vai enfrentar a segunda fase da OAB de Penal.

Eu sou a Cris Dupret, advogada criminalista consultora, mentora de advogados criminalistas iniciantes na prática penal e preparo para o Exame de Ordem há mais de 15 anos. Escolher o Vade Mecum para advogar e estudar pode ser um desafio diante de tantas opções boas no mercado, não é verdade? Por isso, resolve trazer aqui algumas considerações sobre esse tema. Vamos lá?

Curso De Segunda Fase Penal – OAB – Curso completo, com aulas em vídeo de Direito Penal, Processo Penal, elaboração de peças, Leis Especiais, Simulados, Treinos Direcionados de todos os temas, Material em PDF, Modelos de peças e de recursos, Roteiros de elaboração, Ambiente de dúvidas com a Professora Cristiane Dupret, Tutoriais para resolução de questões, Tutorial para elaboração da peça. Para outras informações, CLIQUE AQUI.

A importância de escolher bem o Vade Mecum de Penal

O Vade Mecum de Penal é a única fonte de pesquisa autorizada pelo edital para o aluno que irá enfrentar a segunda fase de Penal da OAB. Por isso, o Vade Mecum de Penal deve ser muito bem escolhido pelo candidato para que ele potencialize os estudos para a segunda fase da OAB de penal e as chances da sua aprovação.

Nesse sentido, não deixe para adquirir o melhor Vade Mecum de Penal apenas perto da prova. Assim que você for aprovado na primeira fase da OAB, já procure adquirir o Vade Mecum de Penal atualizado até a data do edital da FGV. Isso porque você precisa ir estudando através dele e se familiarizando com ele, para que no dia da prova, você não sinta qualquer dificuldade ao manuseá-lo. Entende?

“Ah, Professora Cris, mas eu prefiro levar o Vade Mecum de Penal zerado para a prova.”

Bom, eu já ouvi isso várias vezes e sempre alerto meus alunos e alunas do quanto isso é perigoso. Mas, se você tiver condições financeiras, então, compre 2, um para estudar e rabiscar e outro para levar para a prova.

De qualquer forma, eu prefiro que você faça apenas as marcações em seu Vade Mecum de Penal que o edital autoriza e que eu ensino no meu tutorial de marcação do Vade Mecum de Penal. Assim, fica mais garantido você não ter qualquer tipo de problema em sua prova. Em suma, mesmo que você compre dois, faça neles apenas as marcações possíveis e autorizadas, ok?

Além disso, é muito importante escolher um Vade Mecum de Penal atualizado. Nós sabemos que o ordenamento jurídico brasileiro é atualizado constantemente a cada momento, portanto, até um dia antes da publicação do edital da sua prova, pode haver atualizações que precisam constar em seu Vade Mecum, pois podem ser cobradas em prova.

Caso o seu Vade Mecum de Penal não esteja atualizado, preciso te alertar que, qualquer pequena alteração provocada por uma nova lei, ou uma nova súmula dos Tribunais Superiores, ou até mesmo a revogação de uma lei antiga, pode significar uma questão perdida. Você não quer que isso aconteça com você, certo?

Por fim, há muitas diferenças entre os Vade Mecum de Penal disponíveis no mercado. Assim, dê atenção às recomendações dos seus professores para escolher o melhor Vade Mecum de Penal para a sua preparação para a Segunda fase da OAB em Direito Penal.

Qual Vade Mecum comprar para a segunda fase de Penal da OAB?

Muitos alunos e alunas do preparatório para a segunda fase de Penal da OAB, assim como muitos advogados criminalistas iniciantes na área, me perguntam qual o melhor Vade Mecum de Penal para adquirir no mercado.

Como falei acima, se você está se preparando para a segunda fase da OAB, já sabe que o Vade Mecum é a sua única fonte de consulta e que existem várias proibições no edital sobre marcações e procedimento relacionados ao Vade Mecum, certo? Diante disso, eu tenho algumas orientações a te fazer:

1- Escolha um Vade Mecum atualizado até o dia do edital do Exame que você irá realizar. Não invente de realizar a prova com um código antigo ou que até seja novo, mas não esteja atualizado até o dia da publicação do seu edital de prova. Já vi casos em que o aluno não estava com o Vade atualizado e deixou de pontuar na prova, já que seu código não constava aquele gabarito por estar desatualizado.

2 – Escolha um Vade Mecum sem índices estruturados para a peça processual, ou seja, sem “esquemas” ou remissões literais sobre a petição que você deve elaborar na segunda fase da OAB. Antes de adquirir, verifique bem o Vade Mecum para ter certeza de que o índice não está em desacordo com as regras do edital do exame. Por incrível que pareça, muitos códigos possuem este tipo de índice.

3 –  Dê preferência aos códigos que são organizados especialmente para a prova do Exame de Ordem e para a sua matéria da 2ª fase em específico, no caso aqui, Vade Mecum de Penal.

Eu sempre recomendo o meu Vade Mecum de Penal, porque como fui eu que organizei, tenho certeza que está totalmente de acordo com o edital e meus alunos não terão qualquer preocupação em levá-lo para a prova.

CLIQUE AQUI para conhecer o meu Vade Mecum de Penal organizado especialmente para o Exame de Ordem, atualizado até o edital da sua prova e totalmente permitido para sua consulta durante a prova! USE O CUPOM VADEOABCRISTIANE para aproveitar o desconto.

No meu Curso Extensivo para a Segunda Fase da OAB em Direito Penal, trabalhamos não apenas o conteúdo de Direito e Processo Penal que você precisa ter para a Segunda Fase da OAB, mas TODOS os aspectos para que nossos alunos façam uma boa prova!

Espero ter ajudado você que está buscando orientações sobre o melhor Vade Mecum de Penal 2022.

LIVROS - CRISTIANE dUPRET

CLIQUE NA IMAGEM

Artigos Recentes

Pesquisar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conheça Todos os Cursos do IDPB