fbpx

Como estudar a prática penal?

Como estudar a prática penal?

Como estudar a prática penal? Assim que o advogado criminalista iniciante decide atuar na área criminal, uma das primeiras perguntas que surgem é exatamente essa. Claro que essa deve ser uma preocupação bastante importante, já que você precisa saber atuar na prática penal, além de todo o conhecimento da teoria. Por isso, hoje quero te dar uma dica essencial para você dar o pontapé inicial na sua especialização e qualificação na prática penal.

Eu sou a Cris Dupret, presido o IDPB, sou advogada consultora, autora de diversas obras jurídicas, pós-graduada em Direito Penal Econômico e Mestre em Direito. Sei o quanto é desafiador iniciar a atuação prática na Advocacia criminal, por isso, trago conteúdos gratuitos aqui no blog, no meu canal do Youtube e no meu Instagram.

Leia mais abaixo:

Se você tem interesse em se especializar em Advocacia Criminal, não deixe de conhecer a nossa Pós-graduação em Prática na Advocacia Criminal, com o estudo estratégico e prático para que você de fato ganhe experiência e segurança na prática da advocacia criminal. CLIQUE AQUI.
Conheça a nossa Pós-graduação do IDPB, 100% virtual, com professores convidados renomados, com o ensino estratégico e focado na prática, reconhecida pela MEC, com disponibilização de amplo material de apoio, com TCC opcional e duração de 6 meses!

Conheça

o curso

Justamente por saber o quanto é desafiador iniciar a atuação prática na Advocacia Criminal, desenvolvi uma comunidade que preza pela prática. Dentro dela, além do Curso de Prática na Advocacia Criminal, Curso de Jurisprudência Criminal, Marketing Jurídico, aulas ao vivo, podcasts e artigos, o membro tem acesso a um Curso Completo de Direito Penal, aplicado na prática criminal, pensando exatamente em oferecer um curso completo, com todas as teses de Direito Penal que o profissional ou estudante pode encontrar no Código Penal, englobando a parte geral e os principais crimes em espécie. O conteúdo é analisado de forma detalhada, com aplicação em casos concretos, incluindo a doutrina e o posicionamento dos Tribunais Superiores.

Para a atuação criminal, é muito importante saber aliar a teoria à prática penal para se alcançar os resultados pretendidos em cada caso concreto. Vamos falar sobre isso aqui.

Como ganhar prática penal

Antes de mais nada, você precisa estudar muito, se dedicar e se especializar! Mas, você pode fazer isso e ganhar prática ao mesmo tempo. Como? Vou te explicar!

Uma boa pós-graduação voltada para a prática é uma excelente escolha para a sua especialização na área penal e para contribuir com o seu conhecimento prático!

Além disso, com uma boa pós-graduação em prática na Advocacia Criminal em seu currículo, o advogado criminalista transmite mais confiança por ser um profissional qualificado, bem como pode prospectar clientes com mais facilidade e, consequentemente, cobrar valores adicionais aos honorários advocatícios que apenas um especialista pode fazer!

Ademais, obter uma titulação de um curso de pós-graduação é um ótimo diferencial não somente para advogados que trabalham ou pretendem trabalhar em escritório ou autônomos, mas também para aqueles que desejam uma carreira pública.

Portanto, fazer uma pós-graduação em prática na Advocacia Criminal é um caminho bastante importante tanto para o advogado iniciante ganhar prática penal, quanto para aquele que já atua na prática e nunca se especializou! Digo isso no sentido do conhecimento que irá adquirir fazendo uma especialização, mas, também no sentido da obtenção de uma titulação.

Se você tem interesse em se especializar em Advocacia Criminal, não deixe de conhecer a nossa Pós-graduação em Prática na Advocacia Criminal, com o estudo estratégico e prático para que você de fato ganhe experiência e segurança na prática da advocacia criminal. CLIQUE AQUI para conhecer!

Estude aliando teoria à prática

Para estudar a prática penal, você precisa, sobretudo, dominar até o artigo 120 do Código Penal, realizando um estudo avançado dos temas que compõem essa parte da matéria, denominada parte geral, como, por exemplo, saber o que é o conceito analítico de crime, como funciona a extinção da punibilidade, as excludentes de ilicitude e da culpabilidade, a aplicação da lei penal no tempo e no espaço, os princípios que regem o Direito Penal, os aspectos do concurso de pessoas e de crimes, as modalidades de erro, a dosimetria da pena, enfim, todos os temas pertinentes à parte geral.

Não adianta você querer estudar todos os crimes em espécie do zero, se você ainda não domina a parte geral da matéria, entende?

Se não for dessa forma, como você irá entender, por exemplo, o que cada qualificadora do crime de homicídio significa ou como são aplicadas na dosimetria da pena? Ou como tratar do crime de furto sem saber o que significa o princípio da insignificância?

São muitos os exemplos de que é imprescindível que você construa uma base sólida da parte geral, para então partir para a compreensão da parte especial. Do contrário, será muito mais desafiador!

Nesse sentido, uma dica importante é fazer leituras dos livros básicos de Direito Penal. Não faça a besteira de começar por livros avançados no assunto. Comece pelo básico. Um passo de cada vez.

Não existe fórmula milagrosa para aprender Direito Penal na prática. E o resultado positivo só será alcançado com a sua dedicação!

Não podemos deixar de pontuar que a nossa Pós-graduação em Prática na Advocacia Criminal temos esse cuidado de abordar os temas de forma a conjugar Direito Penal com Direito Processual Penal, fazendo com que você não se sinta inseguro nos casos práticos e saiba, perfeitamente, como agir em cada um.

Em suma, essas foram algumas dicas bem importante e espero ter te ajudado a iniciar o estudo da prática penal de forma correta ou ter te dado um norte, caso você já esteja neste caminho. Nunca pare de estudar!

Se curtiu esse conteúdo, comente abaixo e dê sugestões de temas que gostariam de ver nos próximos.

LIVROS - CRISTIANE dUPRET

CLIQUE NA IMAGEM

Artigos Recentes

Pesquisar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conheça

o curso