fbpx

Quais matérias devo estudar para passar na OAB?

Oi, eu sou a Cris Dupret e preparo alunos para a Prova da OAB há quase 15 anos, especialmente na Segunda Fase de Direito Penal. Aliás, lá no meu canal do Youtube, tem vários vídeos que podem ajudar.

Eu sei que o Exame de Ordem é conhecido por ser uma prova desafiadora! Recebo muitas perguntas, de toda ordem, sobre a OAB: como devo estudar? Como é a prova? Quais matérias preciso estudar mais? E assim por diante.

Hoje, trago aqui algumas das orientações que sempre faço aos meus alunos e alunas de Primeira Fase da OAB a respeito de quais matérias estudar para passar na OAB.

Continue a leitura após escutar o Podcast 

CONHEÇA TODOS OS MEUS CURSOS NO IDPB (CLIQUE AQUI
Já entrou no no meu Canal no Telegram? CLIQUE AQUI

Antes de entrar no tema em si, acho importante sintetizar aqui para você como é a estrutura da prova de Primeira Fase da OAB e o que é exigido dos candidatos e candidatas, caso você ainda não saiba.

Como é a prova de Primeira Fase

A prova de 1ª Fase do Exame de Ordem possui duração de 05 (cinco) horas e conta com 80 questões objetivas com quatro alternativas cada (A, B, C, D), que abrangem todas as matérias contempladas no edital.

Metade das disciplinas cobradas na prova possuem menos de 5 questões cada. Ou seja, as matérias não possuem o mesmo peso para a formação de sua nota final.

Para ser aprovado, o candidato deverá acertar, no mínimo, 40 questões. Os que alcançarem esse resultado, serão aprovados para a Segunda Fase da OAB.

Quais são as disciplinas cobradas na prova de primeira fase da OAB

Segundo o edital, esta prova exigirá conhecimentos das disciplinas presentes no currículo mínimo do curso de Direito e mais sete disciplinas, quais sejam:

  • Direitos Humanos;
  • Código do Consumidor;
  • Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • Direito Ambiental;
  • Direito Internacional;
  • Filosofia do Direito;
  • Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

 

Embora o edital não estabeleça uma distribuição obrigatória de questões por disciplina, ela tem se mantido constante nos últimos exames.

Abaixo você pode observar o quadro completo das matérias cobradas na 1ª fase do Exame de Ordem e o número de questões de cada uma delas, conforme média das últimas provas.

 

quadro de matérias da OAB

Observe o quadro com atenção. Agora eu te pergunto: É possível estudar TODAS as 17 matérias que são cobradas no Exame de Ordem?

Seja sincero! É claro que não é impossível estudar todas – isso vai depender de muitas variantes -, mas você precisa saber que a preparação para a OAB é estratégica, isto é, ela deve ter um foco específico que é a sua aprovação!

Aqui entre nós, essa prova não mede o seu conhecimento em todas essas matérias!

Olhando para o quadro acima, podemos verificar quais matérias tem um número maior de questões na prova, que são as sinalizadas em vermelho. Logo depois, as matérias em amarelo.

Juntando as matérias dos primeiros dois grupos, somam 53 questões. Lembrando que você precisa acertar 40 para passar para a segunda fase.

Esses dois grupos de matérias você precisa dar uma atenção maior na sua preparação, pois elas entregam uma pontuação alta na prova.

As matérias sinalizadas nos dois últimos grupos somam 27 questões. Não estou dizendo para você não estudar nada dessas matérias. Você pode estudá-las fazendo as questões de provas anteriores.

Entretanto, foque nas matérias dos primeiros grupos! Faça o seu cronograma dividindo seu tempo de forma a dar mais atenção a elas.

Tenho certeza que você vai se sentir menos sufocado se seguir este norte nos seus estudos para a primeira fase da OAB e terá grandes chances de alcançar o mínimo de questões para ser aprovado!

Espero ter te ajudado!

Um grande abraço,

Cris Dupret

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GRATUITO PARA PRIMEIRA FASE

Também temos cursos preparatórios para a Segunda Fase

CONHEÇA OS CURSOS

PREPARATÓRIOS PARA A OAB

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

&

Receba Atualização Diária